O bloqueio de 6 dias do Canal de Suez, causado pelo porta-contentores Ever Given colocou 422 navios a aguardar pelo desimpedimento do canal.
Em menos de uma semana, todas as embarcações cuja travessia foi interrompida passaram pelo canal, tendo as últimas 85 passado ontem. A Autoridade do Canal de Suez considerou esta operação uma “nova conquista” no que toca à gestão de emergências no canal.
O porta-contentores de 400 metros de comprimento, Ever Given, que pertence à empresa japonesa Shoei Kisen Kaisha Ltd., encalhou numa das margens do canal no passado dia 23 de março, onde esteve imóvel durante 6 dias. O bloqueio deste canal, que é uma das principais veias do comércio mundial, gerou uma enorme pressão sobre diversas indústrias que já se encontravam fragilizadas devido à pandemia, especialmente a indústria petrolífera.
São acontecimentos como estes que nos relembram a fragilidade da rede de infraestruturas do comércio mundial.
O governo egípsio espera receber cerca de mil milhões de dólares como compensação pelo bloqueio, afirmou Osama Rabie, CEO da Autoridade do Canal de Suez. Este valor é uma estimativa de todas as perdas relacionadas com comissões de tráfego e danos no canal (que incluem escavações, custo de equipamento e a mão de obra necessárias para a sua reparação).

Vicente Gonçalves de Azevedo, 19 anos, natural do Porto. Estuda no 1º ano da Licenciatura de Economia na Faculdade de Economia do Porto e desde fevereiro de 2021 que trabalha para a NewCapital como Team Leader na equipa de Management.