Lisboa tem um milhão de euros para apoiar projetos inovadores de mobilidade urbana.

Lisboa está constantemente em busca de novos projetos que dinamizem e melhorem as condições de circulação na cidade. A capital apresenta deficiências no que à circulação diz respeito e dessa forma, a cidade apresenta um capital disponível equivalente a um milhão de euros para apoiar até 20 projetos inovadores de mobilidade urbana. 

Segundo a Câmara Municipal de Lisboa, “estão abertas as candidaturas para a ‘Open Call VoxPop Lisboa”, dirigida a inovadores que respondam aos desafios de mobilidade urbana das comunidades mais vulneráveis na cidade”.

O processo de candidaturas irá decorrer até 25 de setembro, para apoiar projetos “até 60.000 euros” que permitam o desenvolvimento e implementação de “soluções digitais em código aberto” no âmbito dos desafios de mobilidade urbana, estando o município de Lisboa disponível para financiar “até 20 projetos inovadores”.

De acordo com a informação disponível no site, a subvenção financiará custos de desenvolvimento, adaptação e teste em ambiente operacional de “soluções digitais desenvolvidas em código aberto, que contribuam para um ecossistema de mobilidade mais acessível e inclusivo em Lisboa”.

A iniciativa é elegível e está aberta à participação de micro, pequenas e médias empresas, organizações da sociedade civil, organizações não governamentais, instituições de ensino superior e centros de investigação com sede ou representação legal nos Estados-membros da União Europeia ou num dos países associados ao Programa Horizonte Europa.

Um dos desafios e objetivos de mobilidade urbana de comunidades vulneráveis na cidade de Lisboa é o planeamento de viagens, nomeadamente “permitir o planeamento fiável e fácil de percursos através de, por exemplo, acesso a informação atualizada e verificada de percursos contínuos desimpedidos ou das condições de acessibilidade a espaços públicos [transportes, serviços, recintos]”.

O município de Lisboa quer incluir os grupos mais vulneráveis e quer garantir a segurança dos mesmos quando circulam na cidade.

Depois do processo de candidaturas, o anúncio dos resultados da avaliação dos projetos candidatos está previsto para novembro, seguindo-se a assinatura de acordo de subvenção também nesse mês e o desenvolvimento dos projetos entre dezembro deste ano e maio de 2023.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img