LG abandona produção de telemóveis

A famosa marca sul-coreana, LG, abandona o mercado dos telemóveis, passando assim a direcionar o seu foco para outros mercados eletrónicos menos competitivos. Com esta situação, a empresa, fundada em 1947 por Koo In-Hwoi, torna-se a primeira grande fabricante internacional de smartphones a desinvestir e a abandonar este setor competitivo.

Esta segunda-feira, a empresa asiática, através de um comunicado, justificou esta decisão como sendo “uma saída estratégica de um mercado incrivelmente competitivo”.

Especialistas ligados a este setor eletrónico, analisam esta decisão da LG como uma forma da fabricante sul-coreana orientar o seu foco noutros setores emergentes, como o dos componentes eletrónicos para automóveis, as casas inteligentes ou ainda num setor crucial que é preponderante para o futuro, a inteligência artificial.

A fabricante já havia revelado anteriormente a intenção de revalorizar a sua linha de telemóveis, dando aproveitamento ao “know how” adquirido neste setor tecnológico, pensando já a médio e longo prazo para começar a desenvolver soluções direcionadas na futura rede 6G.

Esta decisão tomada abruptamente, põe fim a diversos anos de desempenho e desenvolvimento de telemóveis que, nos últimos anos, têm sido muito desmotivadores, devido a prejuízos acumulados desde 2015, que a Yonhap estima terem chegado no ano passado a mais de 3,7 mil milhões de euros. Desde 2019, a quota da LG no mercado de telemóveis caiu para menos de 2%.

A LG começou o seu negócio de telemóveis em 1995, e esta decisão anunciada impôs um fim de investimento que nem chegou aos 30 anos de duração.

A empresa chegou a alcançar a terceira posição, no que toca a maiores fabricantes do mundo, mas a sua aposta neste mercado ficou sempre aquém da concorrência direta, em especial para a sua rival nacional, Samsung e, também, para a Apple. Nos últimos anos, a LG perdeu terreno para as mais diversas marcas, sendo a Huawei e a Xiaomi as que mais se destacam pela sua relação qualidade/preço.

Autor: Pedro Vicente

spot_imgspot_img

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Subscreve a nossa Newsletter

Com o resumo das nossas notícias

Artigos Relacionados

spot_img