KPI: Qual a sua importância nas organizações?

Num tecido organizacional onde se preza cada vez mais a diferença e os objetivos, os indicadores são cada mais importantes para medir a performance de cada departamento e acompanhar a evolução do volume de negócios. 

Assim, surge o KPI, que provém da sigla em inglês, Key Performance Indicator, ou seja, Indicador-chave de Performance. Este indicador surge como uma forma de medir se uma ação ou um conjunto de iniciativas estão efetivamente a ser cumpridas de acordo com os objetivos estipulados pela organização.

Os KPI´s registam tudo ao pormenor, mas é importante ter em conta que entre o marketing e a estratégia de vendas, a fidelização e a notoriedade, os KPI´s não são apenas meros dados matemáticos. São ferramentas cruciais que indicam se a estratégia está a seguir na direção certa, se os objetivos estão a ser cumpridos, se devem ser feitos ajustes ou mesmo se temos de começar tudo do zero. No fundo, são impulsionadores de resultados e aos níveis de competitividade que se vivem nos dias de hoje, são fundamentais para qualquer organização de qualquer ramo de atividade.

Desta forma o ROI e os KPI´s estão altamente relacionados, uma vez que os dados transmitidos pelos Keys Performance Indicators, permitem verificar se a organização está na direção certa para atingir o tão desejado ROI (sigla em inglês para Retorno Sobre o Investimento). 

Hoje em dia é necessário considerar sempre o resultado que é desejável alcançar através de métricas de desempenho como os KPI´s. Exemplificando, um resultado pode ser a exposição, as métricas seriam o número de vezes que foi mencionado ou o alcance da publicação e o KPI seria custo da exposição originada pela campanha. Neste caso, é necessário pensar como é desejável apresentar os dados da campanha em relação ao propósito da mesma para o negócio para que todos os intervenientes possam agir em conformidade com o objetivo.

Por fim, a visualização KPI´s torna-se uma obrigação, pois ajudam os gestores a digerir rapidamente as informações mais relevantes. A combinação gráfica e analítica significa que os utilizadores, independentemente do nível hierárquico, não só podem visualizar como a sua organização está a executar em tempo real, como também os possibilita de tomar as ações necessárias para implementar medidas corretivas, bem como aproveitar novas oportunidades de negócio. 

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img