Fonte da imagem: Jornal de Negócios
João Bento, CEO dos CTT desde 2019 voltou, na passada quinta-feira, a ser reeleito para o cargo num mandato que dura até 2025.
Na passada quinta-feira, dia 20 de abril, os CTT elegeram, na sua Assembleia Geral anual de acionistas, os membros do conselho de administração. João Bento, que já era CEO da empresa, irá manter-se à frente da comissão executiva para o mandato de 2023/25.
Os CTT – Correios de Portugal fizeram saber, através de um comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), que João Bento foi reeleito pelo conselho de administração.
No mesmo comunicado, a empresa postal refere os nomes do conselho de administração que foram igualmente aprovados para o próximo triénio.
Desta forma, para o mandato 2023/2025, a composição dos órgãos sociais dos CTT contará com 11 administradores, o que permite concluir que o “board” perderá três elementos, pelo que a equipa executiva de João Bento passará a contar com apenas dois vogais: o administrador financeiro Guy Pacheco e João Sousa.
Para além da eleição dos membros do conselho de administração, a assembleia geral realizada na passada quinta-feira serviu também para aprovar os resultados de 2022, com lucros a superar os 36 milhões de euros – e o pagamento de um dividendo bruto por ação de 0,215 euros.
No dia 16 de março, a empresa adiantou, nas contas anuais veiculadas pela CMVM, que “o conselho de administração dos CTT” ia propor “à assembleia-geral de acionistas um aumento do dividendo relativo a 2022 para 0,125 euros por ação”.
Esta proposta de dividendo comparava o valor com o dividendo de 12 cêntimos por ação, aplicado no exercício relativo ao ano de 2021.
No entanto, esta proposta de pagamento de dividendo aos acionistas estava, ainda, abaixo da previsão feita pelos analistas, que apontavam para um dividendo mínimo de 17 cêntimos.
Se queres começar a investir, visita a XTB ou Degiro.

Sérgio Garcez, 20 anos, natural de Viana do Castelo. Atualmente frequenta o 3.º ano da licenciatura em Gestão na Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP). Dado o seu interesse pela área financeira e o seu gosto pela escrita, ingressou na MeuCapital em março de 2022, com o objetivo de promover a literacia financeira em Portugal.