O fundador da Amazon ($AMZN), Jeff Bezos, vai formalmente deixar o cargo de CEO da empresa, esta segunda-feira, dia 5 de julho.
Considerado o homem mais rico do mundo, Jeff Bezos, de 57 anos, vai deixar o cargo de CEO da gigante de e-commerce, lugar este que será ocupado por Andy Jassy, CEO da Amazon Web Services. Jassy é um dos executivos mais importantes na história da Amazon, tendo liderado a AWS, negócio baseado na tecnologia de computação cloud que sustenta serviços como a Netflix e o Spotify.
Bezos vai manter um cargo importante na empresa, permanecendo como presidente executivo do conselho de administração, porém, vai dedicar mais tempo à sua empresa Blue Origin, com a qual viajará até ao espaço no dia 20 deste mês.
Com a pandemia da COVID-19, as vendas da Amazon aumentaram 44% no primeiro trimestre, em relação ao ano anterior. Esta foi a melhor taxa de crescimento trimestral verificada desde 2011, apresentando um resultado líquido de 8,1 mil milhões de dólares, o maior lucro trimestral de sempre. Com o aumento da procura e crescimento das vendas online, o número de trabalhadores na empresa aumentou em 500 mil, contribuindo para um total de 1,3 milhões de colaboradores.
As vendas da AWS, Amazon Web Services, uma plataforma de serviços de computação em nuvem, cresceram 32% no primeiro trimestre, para 13,5 mil milhões de dólares. Analisando estes valores, é possível constatar que a Amazon é uma das maiores empresas de computação empresarial do mundo, superando a Oracle ($ORCL), SAP ($SAP) e Salesforce.com ($CRM).
No entanto, apesar das grandes vendas e lucros registados, as ações da empresa apenas subiram 6% em 2021, valor um pouco aquém dos 15% registados pelo índice S&P 500. Com a mudança de CEO, os investidores encontram-se mais cautelosos, pois as empresas de tecnologia dos Estados Unidos apresentam um histórico misto no que toca ao desempenho das ações após a mudança de diretor executivo.
Uma história de sucesso é o caso do CEO da Apple, Tim Cook, que assumiu o cargo de Steve Jobs em 2011. As ações da Apple ($AAPL) subiram 1000% desde então. Por outro lado, uma história de menor sucesso é a da Microsoft, onde Steve Ballmer sucedeu a Bill Gates como CEO em janeiro de 2000 e permaneceu no cargo durante 14 anos. As vendas da Microsoft ($MSFT) triplicaram, mas as suas ações não subiram como era esperado, mantendo-se abaixo do valor registado em janeiro de 2000.
Para além destas dúvidas, a empresa enfrenta também alguns problemas relacionados com a sua tentativa de compra do estúdio de cinema MGM, com muitos reguladores e legisladores a impor entraves à mesma. O risco associado a este aumento do foco regulatório é a dificuldade da Amazon crescer através da aquisição de outras empresas.
Em relação às ações da empresa, alguns analistas, nomeadamente Brent Thill, analista na Jefferies, indicam que a Amazon atingirá um valor de mercado de 3 triliões de dólares em apenas 3 anos, mesmo com algumas dúvidas em relação às aquisições por parte da empresa, bem como do ritmo de crescimento da mesma, que poderá ser afetado com a reabertura da economia.
Autor: Samuel lourenço