fbpx

Jack Dorsey deixa liderança do Twitter

⏱️ Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O Twitter ($TWTR) anunciou, na passada segunda-feira, que o seu diretor geral e cofundador Jack Dorsey, vai deixar o cargo com efeitos imediatos. Parag Agrawal, diretor tecnológico do grupo, será o seu sucessor.

Em comunicado, Dorsey explica “Decidi deixar o Twitter porque acho que a empresa está pronta para cortar o cordão com os seus fundadores”, não tendo fornecido nenhum detalhe adicional sobre o motivo que o levou a renunciar ao cargo. Após fundar a gigante das redes sociais em 2006, Dorsey exerceu funções de CEO até 2008, momento em que foi afastado do cargo. Já em 2015, voltou a assumir o cargo, após a saída do anterior diretor executivo, Dick Costolo.

Dorsey, agora com 45 anos, estava a exercer funções de diretor executivo do Twitter e da Square ($SQ), empresa de pagamentos digitais com forte incidência em criptomoedas. No entanto, vai permanecer como membro do conselho até que o seu mandato termine, o que acontecerá na próxima reunião de acionistas em 2022, explicou a empresa. Bret Taylor, presidente e diretor de operações da Salesforce($CRM), vai tornar-se presidente de conselho, sucedendo a Patrick Pichette, ex-executivo da Google($GOOG), que permanecerá no conselho como presidente do comité de auditoria.

Parag Agrawal assume o cargo com a missão de cumprir os agressivos objetivos do Twitter. A empresa disse, no início deste ano, que pretende ter 315 milhões de usuários diários ativos “monetizáveis” (expostos à publicidade na rede social) até ao final de 2023 e, pelo menos, duplicar a receita anual nesse mesmo ano.

Agrawal, que é diretor tecnológico desde 2017, está no Twitter há mais de uma década, tendo sido responsável pela estratégia que envolvia inteligência artificial e liderado vários projetos para colocar os tweets por ordem de relevância para o utilizador.

Num email que publicou no Twitter, Dorsey disse que Agrawal foi a sua escolha para liderar a empresa “devido ao profundo conhecimento que ele tem sobre a empresa e as suas necessidades”.

Jack Dorsey tornou-se milionário em 2013, após o Twitter entrar para a Bolsa de Valores. Atualmente conta com uma fortuna de 11,8 mil milhões de dólares (aproximadamente 10,5 mil milhões de euros), segundo dados da revista Forbes. Abandona a rede social com uns incríveis 211 milhões de utilizadores considerados “monetizáveis”. Com a sua liderança, o Twitter teve o seu primeiro trimestre com lucro no último quarto de 2017, seguindo-se dois anos consecutivos de lucros, até voltar a valores negativos em 2020.

Autor: José João Sampaio

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

Últimas notícias

Subscreve a nossa Newsletter

Com o resumo das nossas notícias
bitcoinBitcoin
$ 23,917.41
$ 23,917.41
0.98%
ethereumEthereum
$ 1,877.31
$ 1,877.31
1.78%
xrpXRP
$ 0.376378
$ 0.376378
0.03%
cardanoCardano
$ 0.563831
$ 0.563831
1.05%

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img