A entidade reguladora de Itália decidiu banir o ChatGPT, a ferramenta de Inteligência Artificial desenvolvida pela OpenAI. Desde o seu lançamento em novembro de 2022, que o ChatGPT tem-se tornado cada vez mais popular entre os utilizadores.
Abertura de uma investigação à OpenAI
De acordo com o site Politico, para além deste bloqueio, a entidade reguladora de Itália decidiu também proceder à abertura de uma investigação à OpenAI. A entidade reguladora de Itália justifica a abertura da investigação à OpenAI, com suspeitas de violações das leis de privacidade dos dados dos utilizadores.
Outros motivos
Além dos motivos relacionados com as suspeitas de violações das leis de privacidade dos dados dos utilizadores, o regulador italiano refere também as preocupações relacionadas com a recolha de dados, com a cibersegurança, assim como, com a disseminação de desinformação.
Preocupação justificada
De relembrar que recentemente foi encontrada no ChatGPT uma vulnerabilidade que expunha as conversas dos utilizadores com a Inteligência Artificial. Devido à popularidade do ChatGPT, já várias empresas tecnológicas salientaram a intenção de criarem a sua própria ferramenta de Inteligência Artificial. A Google já anunciou a sua ferramenta de Inteligência Artificial, o Bard, enquanto que Elon Musk, também já delineou o objetivo de criar um “chatbot”, com menos restrições a nível de conteúdo comparativamente com os seus concorrentes.

Patrícia Neves, 24 anos, natural de Coruche no distrito de Santarém. Licenciada em Jornalismo e apaixonada pela escrita. Tem experiência como Content Writer and Content Producer e gosto de todos os temas que estejam relacionados com o mundo. Além disso, desenvolvi, por intermédio de experiências e formação, interesse nas áreas da economia e finanças.