Isabel dos Santos procurada pela Interpol

A Procuradoria-Geral da República (PGR) de Angola  pediu à Interpol a emissão de uma mandato de captura à cidadã angolana e russa Isabel dos Santos, filha do ex-presidente da república angolano, José Eduardo dos Santos.

A Isabel dos Santos, recai suspeitas de “Crimes de peculato, fraude qualificada, participação ilegal em negócios, associação criminosa e trafico de influência, lavagem de dinheiro” que pode ter, em caso de pena máxima, 12 anos de prisão.

As autoridades angolanas pedem que a empresária seja localizada e presa preventivamente com vista à extradição garantindo ainda que serão dadas as devidas garantias com vista a que os tratados bilaterais e multilaterais sejam aplicados no que toca à extradição.

O mandato de captura refere, ainda, os locais onde a empresária costuma estar enumerando Portugal, Reino Unido e os Emirados Árabes Unidos.

O documento refere que a filha do ex-presidente angolano criou mecanismos financeiros para conseguir regalias entre 2015 e 2017. Ganhos esses que serão alegadamente “ilícitos” e uma forma de “branquear operações criminosas suspeitas” estes crimes terão sido realizados enquanto administradora da petrolífera estatal Sonangol.

O custo nos cofres africanos rondará os 200 milhões de euros.

Os advogados da empresária referem que a mesma “não se encontra em parte incerta” ao contrário do que inicialmente foi divulgado e afirmam que as autoridades sabem do paradeiro da empresária.

No comunicado da empresária, referem-se aos processos que estão a decorrer em Portugal sublinhando que nunca foi constituída arguida. E diz que, apesar da disponibilidade nunca foi notificada para o efeito.

Autor: Samuel Silva

Samuel Rodrigues Silva, 20 anos, natural de São João da Madeira e estudante de 2.º ano de economia na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Gosto de me envolver em projetos externos à faculdade, uma vez que me permite conhecer mais da realidade empresarial e social do mundo. Pertenci à direção da Júnior Empresa de Estudantes da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (JEEFEUC) onde desenvolvi soft e hard skills.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img