Investimento captado em vistos gold cresce 40% em novembro

De acordo com os dados do SEF, o investimento captado através dos vistos gold cresceu 40% no mês de novembro, perfazendo atualmente um total de 65,6 milhões de euros. Comparativamente com o mês de outubro, assistimos a uma subida dos investimentos em vistos gold na ordem dos 48%.

Programa Autorização de Residência para o Investimento

O investimento angariado através do programa de Autorização de Residência para o Investimento, o qual cumpriu dez anos de existência em outubro, albergou uma dotação global de 65,6 milhões de euros. Em outubro, o investimento captado na esfera desta tipologia situava-se nos 44,3 milhões de euros, o que representou em novembro um crescimento de 48% face aos números verificados em outubro.

121 vistos gold

Em novembro, foram concedidos em Portugal 121 vistos gold, os quais se dividiram da seguinte forma, tendo em conta o objetivo para que foram pedidos: 95 vistos gold destinaram-se à aquisição de bens imóveis, sendo que nesta esfera 36 diziam respeito à reabilitação urbana; 26 vistos gold foram solicitados por via da transferência de capitais. Em termos monetários, o investimento na compra de bens imóveis totalizou 54,6 milhões de euros, dos quais 12,3 milhões de euros destinaram-se à reabilitação urbana. Já no que respeita às transferências de capital os valores ascenderam aos 11 milhões de euros.

575 milhões de euros

Tendo como base os dados referentes aos primeiros 11 meses do ano é possível verificar que o investimento realizado através de vistos gold, representou um montante global de 575 milhões de euros, o que se traduziu num aumento de 37% face ao mesmo período do ano anterior.

1.130 vistos gold atribuídos até agora

Em termos acumulados, até novembro foram atribuídos 1.130 vistos gold. Através de uma segmentação da atribuição de vistos gold por países, é possível verificar que em novembro foram atribuídos 18 vistos gold aos Estados Unidos da América, 14 ao Reino Unido, 13 à China, 10 ao Brasil e, por fim, 10 à África do Sul.

6.674 milhões de euros

Desde a implementação do Programa Autorização de Residência para o Investimento, já foram captados 6.674 milhões de euros. No seio deste montante, a parcela mais significativa do mesmo diz respeito à compra de bens imóveis, sendo que a dotação com vista à reabilitação urbana, se situou nos 516 milhões de euros. Por seu lado, o investimento oriundo da transferência de capitais perfaz mais de 693 milhões de euros nos 10 anos de vigência do programa. 

Vistos gold concedidos tendo por base o critério de criação de postos de trabalho

Desde a sua criação foram concedidos 10.488 vistos gold para a compra de imóveis, dos quais 1.445 se destinavam à reabilitação urbana, 874 com vista à transferência de capitais e somente 22 vistos por criação de postos de trabalho. Através da análise destes dados, é possível concluir que os vistos gold concedidos no âmbito do critério de criação de postos de trabalho representam um peso praticamente nulo nos 10 anos de programa.

Distribuição por nacionalidades

Ao analisarmos a distribuição por nacionalidades dos vistos gold concedidos esta apresenta-se da seguinte forma: a China lidera a lista com 5.222 vistos gold, seguida do Brasil com 1.158, da Turquia com 540, dos Estados Unidos da América com 513, e, por fim, a África do Sul com 493 vistos gold concedidos.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img