A Tesla ($TSLA) fez certos investidores terem perdas a rondar os 40 mil milhões de dólares em 2020 por estes terem apostado na queda das suas ações, tendo sido a empresa que mais prejuízo deu aos investidores que optaram pelo short-selling.
O short-selling é quando os investidores pedem ações emprestadas aos bancos das empresas que eles acham que vão desvalorizar, pagando um juro e vendem-nas de imediato. A expectativa das ações caírem é tão grande que os investidores esperam que os preços da cotação desçam para comprarem o mesmo volume de ações por um preço mais baixo.
O lucro está na diferença entre o preço mais alto a que as venderam e o preço idealmente mais baixo da venda posterior, depois das ações voltarem ao banco. Este fenómeno voltou este ano, depois de grandes fundos de investimento (hedge funds) terem gasto milhões a fazer short-selling com empresas como a Gamestop.
No total, as dez empresas que mais prejuízo provocaram em operações short-selling fizeram perder aos seus investidores um total de 79 mil milhões de dólares, entre elas a Apple que provocou perdas de 6,7 mil milhões de euros.
Para isto ser bem sucedido, o preço das ações tem mesmo que descer. Só que as ações da Tesla subiram cerca de 700% no ano passado, sendo por isso que não foi bem sucedido.
Sabe mais como e quando deves investir no site da New Capital.
Autor: Afonso Silva | Fonte