Inflação tornar-se-á alarmante adverte Warren Buffett

⏱️ Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Este sábado, dia 1 de maio, realizou-se o encontro anual da Berkshire Hathaway ($BRK.A), o conglomerado empresarial liderado pelo famigerado investidor Warren BuffettNesta apresentação virtual aos acionistas, a Berkshire reportou lucros de 11,7 mil milhões de euros, sendo aproximadamente 9,7 mil milhões de euros relativos ao primeiro trimestre de 2021.

Buffett afirmou que os níveis elevados de inflação, que resultam da retoma da atividade económica neste estágio pandémico, são uma preocupação séria da economia americana.“Observamos níveis bastante consideráveis de inflação.” disse o investidor americano. “Estamos a aumentar os preços. As pessoas estão a aumentar-nos os preços e isso está a ser aceite.” acrescentou.

Para exemplificar, Warren Buffett citou o caso dos preços crescentes do aço, os quais tiveram impacto nos negócios de imobiliário e mobiliário da Berkshire Hathaway. “As pessoas têm dinheiro nos bolsos e pagam preços mais altos…. é quase como um reboliço de compras”, referiu o Oráculo de Omaha.

Buffett, tal como muitos outros executivos, alertou para os riscos da inflação e tomou medidas para combater esta subida generalizada dos preços.

O CFO da Whirlpool ($WHR) Jim Peters anunciou recentemente que a empresa, líder no fabrico de electrodomésticos, irá aumentar os preços de 5% a 12% para neutralizar os  custos crescentes com o aço.

A Proctor & Gamble ($PG) declarou que irá começar a aumentar os preços dos produtos para bebés, dos produtos femininos e para incontinência nos Estados Unidos. Os aumentos de preços entrarão em vigor em meados de setembro e irão variar entre cerca de 4% a 9%.

As pressões inflacionistas foram o assunto mais debatido nesta semana crucial para os mercados financeiros, onde as empresas divulgaram os seus resultados financeiros. As matérias-primas, os transportes e a mão-de-obra foram indicados como os principais impulsionadores da inflação. 

Na conversa anual com os investidores, o Oráculo de Omaha parabenizou a Reserva Federal pelas suas decisões no que concerne à política monetária, já que estimularam a economia mantendo taxas de juro reduzidas.

Autora: Beatriz Domingues Pereira

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

Última notícias

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img