Inflação homóloga abranda em julho na Alemanha

A taxa homóloga de inflação da Alemanha abrandou em julho, confirmando a primeira estimativa, uma vez que intervenções governamentais temporárias ajudaram a reduzir a taxa de inflação geral.

De acordo com os dados finais divulgados pelo Destatis na passada quarta-feira, os preços no consumidor subiram 7,5% em termos homólogos, medido pelos padrões nacionais, em linha com a previsão dos economistas consultados pelo Wall Street Journal

Em junho, os preços no consumidor tinham subido 7,6% e, em maio, 7,9%.

Georg Thiel, presidente da Destatis, enumera que as principais razões para a elevada inflação continuam a ser os aumentos de preços dos produtos energéticos. 

Duas medidas do pacote de alívio tiveram um ligeiro efeito amortecedor sobre a inflação desde junho de 2022: bilhetes para transportes públicos a nove euros e o desconto de combustível.

Se tivermos em consideração uma variação mensal, a inflação no país liderado por Olaf Scholz subiu 0,9% face ao mês de junho.

Christian Lindner, ministro das finanças alemão, afirma que a situação económica da Alemanha, a maior economia da Europa, está a deteriorar-se. 

Nesse sentido, Lindner defende os planos pelo próprio apresentados de mudar as faixas de renda para cobrança do imposto de renda, com o intuito de aliviar as famílias em resposta à inflação crescente

Segundo os padrões harmonizados da União Europeia, os preços subiram 8,5% em termos homólogos.

Em cadeia, os preços subiram 0,9% pelos padrões nacionais e 0,8% pelos padrões harmonizados da UE, ambos em linha com as previsões dos economistas consultados pelo The Wall Street Journal
Em Itália também a inflação homóloga do país, à semelhança da Alemanha.

Em causa está um abrandamento para 7,8% em julho, após ter registado 8% em junho, o nível mais alto desde 1986, conforme anunciado pelo Istat.

Fonte da imagem: Noticiasaominuto

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img