Inflação histórica verifica-se por toda a Zona Euro

No mês passado, a inflação em Portugal foi a mais alta desde 1992, alcançando os 8,7%, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE). Nos meses antecedentes, abril e maio, a taxa já se equilibrava com os valores verificados na Zona Euro. No entanto, em junho, Portugal ultrapassou a Europa em 0,1 pp. A taxa da Zona Euro bate também recordes e há 20 anos que não atingia valores tão elevados.

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português, o indicador de inflação que permite fazer comparações entre os países da União Europeia, estagnou nos 9%. 

Como se observa no gráfico 1, os culpados pelo aumento, de acordo com uma estimativa rápida do serviço de estatísticas da União Europeia (UE), continuam a ser os setores da energia, alimentação, álcool e tabaco, bens industriais não energéticos e serviços, tendo uma variação na taxa de inflação em comparação ao mês de maio de +2,8 pp, +1,4 pp, +0,1 pp e -0,1 pp, respetivamente.

Gráfico 1: Inflação anual na Zona Euro, junho 2022, %
Fonte: Eurostat

Por fim, é importante salientar que ao olhar para a tabela 1 do ranking dos 19 países com a moeda oficial euro: 12 países revelaram uma taxa mais elevada e 6 mais baixa do que a inflação portuguesa.

Tabela 1: Taxas de inflação (%) medidas pelo IHPC
Fonte: Eurostat

Autora: Beatriz Simão

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img