Inflação em Espanha aumenta para 5,9% em janeiro

De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística espanhol, o índice de preços no consumidor situou-se nos 5,9% em Espanha, no primeiro mês do ano. 

Duas décimas acima da inflação registada em janeiro

O valor da inflação registado em janeiro ficou duas décimas acima da inflação registada em dezembro de 2022. A razão que pode explicar este aumento da taxa de inflação prende-se com o aumento dos combustíveis, uma vez que, o Governo espanhol terminou em janeiro, o desconto de 20 cêntimos por cada litro de combustível.

Vestuário e calçado

Já em relação ao vestuário e calçado, estes registaram uma taxa homóloga de 3,6%, o que se traduz num aumento de dois pontos percentuais, face aos valores registados em dezembro de 2022.

Custo das comunicações subiu 2,3%

O custo das comunicações também foi objeto de uma subida de 2,3%, o que por sua vez representa um aumento de quatro pontos percentuais comparativamente com o valor registado em dezembro de 2022. Este aumento no custo das comunicações está também relacionado com o aumento dos custos dos serviços, os quais encareceram relativamente a janeiro de 2022.

Inflação mais baixa da União Europeia

O ano de 2022 foi marcado por um conjunto de altos e baixos no percurso económico em Espanha. Espanha terminou o ano de 2022 com a taxa de inflação mais baixa da União Europeia, apesar de no primeiro semestre de 2022 ter registado os valores mais elevados e de em julho ter chegado mesmo a atingir a taxa mais alta no país desde 1984.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img