De acordo com um estudo realizado pela “Bloomberg”, a inflação da zona euro irá manter-se acima da meta previamente definida pelo Banco Central Europeu em 2025. As previsões do Banco Central Europeu apontavam para que a inflação se deveria fixar nos 2% no espaço temporal de dois anos.
5,2% no primeiro trimestre de 2023
Segundo os dados revelados pelo estudo da “Bloomberg”, a inflação deverá atingir os 5,2% no primeiro trimestre de 2023, sendo expectável que a mesma diminua para 3,6% antes do final do ano. Alguns dos especialistas consultados no âmbito deste estudo esperam que as projeções trimestrais do Banco Central Europeu apresentem perspetivas futuras positivas, as quais podem ser impulsionadas pela subida do preço do gás natural.
Inflação nos 2,4% em 2025
As últimas previsões reveladas pelo Banco Central Europeu colocam os valores da inflação nos 2,4% em 2025, facto que contribuiu para que o Banco Central Europeu avançasse para um aumento das taxas de juro mais incisivo e agressivo.
Economia da Europa pode escapar à recessão
Apesar de todas as previsões iniciais indicarem uma recessão da economia da Europa, os últimos dados demonstram que a mesma se mostrará resiliente perante os desafios. Para o primeiro trimestre deste ano está prevista uma contração de 0,2% do PIB, contudo o período seguinte será marcado por um tempo de recuperação. O ano de 2023, irá terminar com um crescimento do PIB de 0,4%, o qual deverá por sua vez crescer 1,2% em 2024.

Patrícia Neves, 24 anos, natural de Coruche no distrito de Santarém. Licenciada em Jornalismo e apaixonada pela escrita. Tem experiência como Content Writer and Content Producer e gosto de todos os temas que estejam relacionados com o mundo. Além disso, desenvolvi, por intermédio de experiências e formação, interesse nas áreas da economia e finanças.