Inflação. Aumento de 40% do valor das exportações e importações em maio.

A crescente pressão inflacionista que se faz sentir em toda a economia tem sido uma fonte de preocupação para todos os países e principalmente para todos os agentes económicos. 

A subida de todos os custos envolventes às exportações e importações, proporcionam um aumento do preço global das mesmas sendo que, as exportações portuguesas cresceram, em maio, 40,6% face ao mês homólogo, ao passo que as importações aumentaram 46,4%, acelerando face ao crescimento de 16,8% e 29,1%, respetivamente.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), este explica que que perto de metade destas subidas diz respeito precisamente à subida dos preços, com os índices de valor unitário, que traduzem o custo dos bens, a aumentarem 17,2% nas exportações e 24,3% nas importações face a maio de 2021, levando a aumento do valor bruto de ambas as partes.

Categoricamente, o INE salienta os acréscimos nas exportações e importações de fornecimentos industriais (+60,3% e +38,6%, respectivamente). Com especial incidência, surgem também os aumentos nas exportações de produtos farmacêuticos e nas importações de Combustíveis e lubrificantes (+147,8%), neste último caso explicado em parte pelas transações de gás natural, que também verificou aumentos inexplicáveis face ao fecho dos vários gasodutos anteriormente fornecidos pela Rússia. 

Assim, excluindo combustíveis e lubrificantes, as exportações e as importações aumentaram 35,3% e 34,4%, respetivamente (+12,6% e +18,5%, pela mesma ordem, em abril de 2022). Os índices de valor unitário (preços) excluindo os produtos petrolíferos registaram variações homólogas de +12,9% nas exportações e +15,2% nas importações, tendo a inflação marcado o seu efeito no restante aumento dos preços.

Em termos macroeconómicos, e relativamente ao défice da balança comercial de bens, este “agravou-se em 976 milhões de euros face a maio de 2021, atingindo 2421 milhões de euros”. Sem a componente dos combustíveis e lubrificantes, o déficit cresceu 296 milhões de euros em maio face ao mês homólogo para os 1300 milhões de euros.

Este aumento de 40% do valor das exportações e importações em maio contribuiu para o crescimento de 23,3% e 35,3%, respectivamente, em relação ao mesmo período de 2021 (+16,5% e +33,8%, pela mesma ordem, no trimestre terminado em abril de 2022).  do valor das exportações e importações no total do trimestre terminado em maio.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img