Inflação atinge os 8% em maio: maior subida em quase 3 décadas

De acordo com a primeira estimativa do Instituto Nacional de Estatística (INE), no mês de maio os preços voltaram a subir em Portugal, tendo a taxa de inflação homóloga atingido os 8%, o valor mais elevado desde fevereiro de 1993.

Assim, segundo os dados provisórios lançados esta terça-feira pelo INE, tem-se que a taxa de inflação no país terá acelerado para os 8%, o que significa que terá havido um aumento de oito décimas face ao anterior mês de abril. De notar que já nesse mês a inflação tinha atingido o valor mais elevado dos últimos 29 anos, tendo a inflação disparado para os 7,2%, valor que foi em maio de 2021 novamente superado.

De igual forma, registou-se um aumento no indicador de inflação subjacente, que exclui produtos energéticos e produtos alimentares não transformados, com um crescimento homólogo de 5,6% (mais seis décimas do que no mês anterior), apresentando o valor mais elevado desde outubro de 1994. No que respeita a este índice referente aos produtos alimentares não transformados registou-se também uma subida de preços, de 9,4% em abril para 11,7% no mês de maio. 

O setor energético tem sido particularmente relevante nesta pressão de subida de preços, e neste mês não foi exceção. 

Deste modo, o Instituto Nacional de Estatística estima que a taxa de variação homóloga do índice relativo aos produtos energéticos tenha sido de 27,2%, um aumento de 0,6 pontos percentuais face ao mês de abril, onde esta taxa atingiu os 26,7%, o que mais uma vez significa que foram atingidos máximos históricos, que neste caso remetem para o ano de 1985. Ou seja, face aos 2,8% do passado mês de abril, e com estas novas estimativas, tem-se que a variação média nos últimos doze meses foi de 3,4%.

Adicionalmente, o Índice que que serve para comparações a nível europeu, o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC), também acelerou tendo apresentado uma variação homóloga de 8,1% face aos anteriores 7,4%.

Os dados definitivos referentes ao IPC do mês de maio serão publicados a 14 de junho pelo INE. 

Autora: Ana Rita Ribeiro

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img