Indicador de confiança dos consumidores aumenta no mês de maio

Apesar dos elevados níveis de inflação que têm retirado poder de compra aos consumidores portugueses, o indicador de confiança dos consumidores aumentou no mês de maio de 2022. 

Segundo o INE (Instituto Nacional de Estatística) num estudo acerca dos “Inquéritos de Conjuntura às Empresas e aos Consumidores”, o indicador de confiança dos Consumidores aumentou em abril e maio , após a redução abrupta registada no mês de março, a segunda mais intensa da série, apenas superada pela forte redução observada em abril de 2020 no início do período pandémico. De acordo com o INE, a evolução observada em maio da confiança dos consumidores “resultou dos contributos positivos das expectativas relativas à evolução futura da situação económica do país e, em menor grau, das opiniões e das perspetivas sobre a situação financeira do agregado familiar”.

De forma semelhante, o saldo das perspetivas relativas à evolução futura da situação financeira do agregado familiar também aumentou em abril e maio, depois da segunda maior diminuição da série registada no mês anterior, ainda que distante da observada em abril de 2020. 

Desta feita, apesar da tensão provocada pelo confronto vigente na Ucrânia e pelo aumento dos preços dos bens e serviços, as famílias demonstram-se confiantes quanto ao futuro e confiam igualmente nas provisões efetuadas pelo Banco Central, onde surgem expectativas sobre um crescimento da economia nacional. 

Por outro lado, quanto ao indicador que mede o clima económico, este diminuiu em maio, depois de um aumento ligeiro em abril. “Os indicadores de confiança diminuíram em maio na indústria transformadora, no comércio e, de forma ligeira, nos serviços, tendo aumentado na construção e obras públicas”, indica o gabinete de estatísticas. Este aumento refletiu o contributo positivo das duas componentes, apreciações sobre a carteira de encomendas e perspetivas de emprego.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img