Índia vai ultrapassar a China como país mais populoso até ao final deste mês

De acordo com uma estimativa realizada pela Organização das Nações Unidas, ONU, a Índia vai tornar-se o país mais populoso do mundo já no final deste mês, ultrapassando a China e atingindo mais de 1,425 mil milhões de habitantes, 129 vezes superior aos habitantes de Portugal.

Num comunicado enviado à imprensa pela agência de Assuntos Económicos e Sociais das Nações Unidas, “A China perderá em breve o estatuto, detido por muito tempo, de país mais populoso do mundo. Até ao final deste mês, a população da Índia deve atingir 1.425.775.850 habitantes, igualando e, a seguir, excedendo a população da China continental”.

Talvez devido às restrições de Covid-zero impostas pela China e o receio de uma recessão económica, a população chinesa atingiu um pico de 1.426 mil milhões de habitantes em 2022 e começou a diminuir. 

As projeções indicam que o tamanho da população chinesa poderá cair para menos de um milhar de milhão [de habitantes] até ao final do século, enquanto a população indiana deve continuar a crescer nas próximas décadas”, segundo o que se pode ler no comunicado.

De acordo com dados oficiais publicados no início do ano, a população chinesa diminuiu no ano passado pela primeira vez desde 1960-1961, quando uma situação de fome, que começou em 1959, matou dezenas de milhões de pessoas, como consequência das políticas autoritárias do regime comunista. 

Paradoxalmente, esse declínio na população na China ocorreu apesar do abrandamento da política de limitação de nascimentos que foi determinada por Pequim nos últimos anos.

Até 2021, uma família chinesa só tinha o direito de ter apenas um filho. Contudo, essa lei mudou e  passaram a poder ter três filhos desde então.

Segundo os estudos e investigação, os motivos para esta quebra demográfica tem sido atribuída ao acelerar do aumento do custo de vida na China, nomeadamente os custos com a educação dos jovens.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img