Segundo os dados do Instituto para a Economia e Análise Financeira da Energia, as importações de gás liquefeito pela Europa subiram 60% em 2022. A maior parte do gás importado provém dos Estados Unidos da América e do Qatar.
França, o principal importador de gás liquefeito russo
De acordo com o documento do Instituto para a Economia e Análise Financeira da Energia, a França foi o principal importador de gás liquefeito russo na Europa, indo contra o objetivo comum de não só garantir a segurança energética, como também, eliminar a dependência dos recursos russos.
Importação de gás destinado à produção de eletricidade
Em 2022, a importação de gás destinado à produção de eletricidade aumentou consideravelmente, com o intuito de compensar a falta de chuva que reduziu em larga escala a produção hidroelétrica da União Europeia.
155 mil milhões de metros cúbicos
A União Europeia, importou em 2022, 155 mil milhões de metros cúbicos de gás liquefeito. De acordo com as estimativas da Agência Internacional de Energia, o consumo total de gás da União Europeia em 2022 pode situar-se nos 360 mmmc, uma ligeira diminuição face aos 412 mmmc verificados em 2021.
A reabertura da economia chinesa, também é um motivo de receios, já que isso pode antever uma maior procura de gás pela China.

Patrícia Neves, 24 anos, natural de Coruche no distrito de Santarém. Licenciada em Jornalismo e apaixonada pela escrita. Tem experiência como Content Writer and Content Producer e gosto de todos os temas que estejam relacionados com o mundo. Além disso, desenvolvi, por intermédio de experiências e formação, interesse nas áreas da economia e finanças.