IKEA Portugal: Receitas crescem acima da média do grupo

O grupo sueco encontra-se bastante consolidado em todas as vertentes e em vários países. Os dois anos de perigo elevado de contágio causados pela COVID-19, foram importantes para a empresa, com vista a repensar novos métodos e implementar tecnologias que pudessem motivar o crescimento dos seus números de forma totalmente remota.

As vendas da Ikea Portugal atingiram os 552 milhões de euros no ano fiscal de 2022, mais 19,5% do que no ano anterior e 15% acima dos valores registados no ano fiscal de 2019, ano antes da pandemia de covid-19.

Apesar de 2022 já não ter registado restrições à circulação e ida às lojas, a marca sueca viu a quota de vendas digitais fixar-se em 19%, quando em 2019 estava nos 4%. A intensificação dos planos IKEA Family e do modelo Click and Collect foram fulcrais para o aumento das vendas da empresa em Portugal, bem como, a inovação incrementada no seu website, que permitiu uma integração substancial do cliente perante os produtos IKEA no ato da compra.

Segundo o comunicado da empresa à imprensa, as vendas da IKEA Portugal cresceram acima do grupo Ingka a nível internacional (+5,6% para 39,5 mil milhões de euros), abrindo a possibilidade a maiores investimentos no desenvolvimento do negócio e nas pessoas, tornando a IKEA numa empresa cada vez mais omnicanal e oferecendo melhores condições e benefícios para os colaboradores da mesma.

Em termos nacionais, o objetivo neste momento passa por renovar e ampliar os edifícios existentes, como é o caso de Alfragide e de Loures, através da criação e melhoria de áreas de apoio de processos logísticos e e-commerce. Por outro lado, o grupo sueco continua a zelar pela sua expansão em solo luso e os próximos objetivos resultam na abertura de novos pontos de contacto físicos, com a abertura de novos Estúdios de Planificação e co-working para colaboradores. Atualmente, existem seis espaços destes em Sintra, Cascais, Seixal, Leiria, Coimbra e Setúbal e o objetivo da IKEA é levá-los a outras zonas do país nos próximos anos. 

A nível mundial, a afirmação e expansão da marca continua a ser a principal. Com a garantia de que os preços dos seus produtos irão continuar a ser os mais reduzidos possível, foi iniciado um ambicioso plano de investimento de 3 mil milhões de euros em expansão. Foram recebidos os primeiros clientes nas lojas urbanas de Londres, Estocolmo, Toronto e Mumbai, uma loja há muito esperada em Nice e outros 47 locais.

Por fim, a redução da pegada carbónica faz mover o Grupo Ingka para a adoção de novas práticas de produção e logística. Como parte de uma iniciativa de 6,5 mil milhões de euros para contribuir para limitar o aumento da temperatura global a 1,5°C, a empresa acelerou os seus investimentos em projetos eólicos e solares na Alemanha, Espanha, Suécia e Polónia.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img