Iberdrola investe mais 1.500 milhões de euros em Portugal

Realizou-se hoje, dentro do túnel de Gouvães, em Ribeira de Pena, distrito de Vila Real, a cerimónia de inauguração do Sistema Eletroprodutor do Tâmega, também conhecida como gigabateria do Tâmega que contempla três centrais hidroelétricas e três barragens, que são elas:  Alto Tâmega, Daivões e Gouvães, em  que representaram um investimento de 1.500 milhões de euros.

Nesta mesma cerimónia, O presidente da Iberdrola, Ignacio Galán, anunciou um novo investimento na casa dos 1.500 milhões de euros em Portugal para os próximos anos, o que significa que passa para três mil milhões de euros o investimento feito/ que irá fazer a empresa em solo português.

A Iberdrola é uma empresa com sede no país vizinho, Espanha, que se destina à distribuição de gás natural e na geração e distribuição de energia elétrica.

Com mais de 170 anos de história, a empresa é hoje considerada líder do setor energético global,a primeira geradora eólica e uma das maiores empresas de energia elétrica em valor de mercado do mundo. 

Segundo a empresa, estes investimentos dizem respeito a parques eólicos, centrais fotovoltaicas e hidrogénio verde, com 3.000 megawatts. Segundo Ignacio Galán,  “a empresa já tem terrenos para a produção e exportação de produtos industriais verdes a partir de hidrogénio verde”.

Nas palavras proferidas por Ignacio Galán, o complexo é composto por três centrais que “pode armazenar energia para ser utilizada quando for mais necessária, um ciclo de eficiência energética e de verdadeira economia circular que aumentará a potência elétrica total instalada em Portugal e evitará a emissão de 1,2 milhões de toneladas de CO2 por ano, favorecendo, assim, a luta contra as alterações climáticas”.

O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, também esteve presente na respetiva cerimónia e afirmou que “Aquilo que aqui anunciou o presidente da Iberdrola é da maior importância”. É que com a energia renovável nós podemos produzir hidrogénio verde a mais baixo custo e com o hidrogénio verde a mais baixo custo nós podemos produzir também outras produções que se tornam verdes porque vão ser produzidas com base no hidrogénio verde”.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img