Fonte da imagem: Dinheiro Vivo
A Iberdrola terminou o ano de 2022 com um lucro de 4,3 mil milhões de euros, o que representa um acréscimo de 11,7% face ao lucro registado em 2021.
Receitas cresceram 37,9%
Em 2022, as receitas da Iberdrola experienciaram um crescimento na ordem dos 37,9%, perfazendo um total de 53,9 mil milhões de euros. Para o desempenho positivo da Iberdrola no que diz respeito aos lucros, contribuíram os negócios nos Estados Unidos da América e no Brasil, os quais compensaram a desaceleração no México e a evolução negativa em Espanha.
Desempenho da Iberdrola melhorou em quase todas as regiões
Tendo como base os dados apresentados pela Iberdrola, o desempenho da empresa melhorou em todas as regiões, exceto em Espanha, onde registou uma queda de resultados na ordem dos 19%. Já no que respeita a investimentos, ao longo de 2022, a Iberdrola realizou um total de investimentos de 10,73 mil milhões de euros, o que perfaz um aumento de 13% face a 2021.
Negócio de produção de eletricidade
Em Portugal, além da atividade de comercialização junto do cliente final, a Iberdrola também possui um negócio de produção de eletricidade, com particular destaque para o complexo hidroelétrico do Tâmega. Além disto, a Iberdrola está a marcar a sua entrada no negócio fotovoltaico em Portugal, tendo colocado em operação em 2022, uma central solar em Palmela e concluído a construção de uma outra central solar em Alcochete.

Patrícia Neves, 24 anos, natural de Coruche no distrito de Santarém. Licenciada em Jornalismo e apaixonada pela escrita. Tem experiência como Content Writer and Content Producer e gosto de todos os temas que estejam relacionados com o mundo. Além disso, desenvolvi, por intermédio de experiências e formação, interesse nas áreas da economia e finanças.