Iberdrola autorizada a instalar no Alentejo o maior parque solar da Europa

A Iberdrola juntamente com a Prosolia Energy receberam a autorização da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) para erguer em Portugal o maior complexo fotovoltaico da Europa e o quinto maior do mundo. 

O concelho de Santiago do Cacém irá acolher um investimento que rondará os 800 milhões de euros, onde se projeta a construção de uma infraestrutura com capacidade instalada de 1.200 megawatts (MW).

A energia produzida será “suficiente para 430 mil residências, o equivalente a quase duas vezes a cidade do Porto” e deverá evitar o consumo de 370 milhões de metros cúbicos de gás por ano.

A entrada em funcionamento desta mega central solar com 1,2 GW de potência instalada – de seu nome “Fernando Pessoa”- está prevista para 2025. Empregará cerca de 2500 pessoas na fase de construção.

O terreno destinado a este projeto é uma área de eucaliptos que, segundo a Iberdrola “poderá ser utilizado pelos pastores locais para a criação de gado ovino e serão introduzidas colmeias”. Serão também feitas plantações para substituir os eucaliptos por árvores autóctones.

A licença ambiental atribuída agora pela APA exige ainda que seja preservada uma parte do eucaliptal, por um período mínimo de 15 anos “considerando a proximidade a povoações, pontos de interesse turísticos e vias de comunicação”, para garantir “a minimização dos impactes visuais”.

“A instalação solar Fernando Pessoa constitui um novo marco na Europa ao combinar as ambições de energia limpa com a geração de impactos ambientais e sociais positivos e tangíveis. 

Temos que reduzir a nossa exposição aos combustíveis fósseis. Orgulhamo-nos de continuar a apostar na construção de novas infraestruturas de energia limpa em Portugal, como já fizemos com a gigabateria Tâmega”, disse Ignacio Galán, presidente da Iberdrola.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img