A Agência para a Competitividade e Inovação já alertou 236 mil empresas para consultarem o mecanismo de alerta precoce sobre o exercício de 2021. Este alerta é importante para as empresas, pois permite a estas acompanharem a sua situação económica e financeira, assim como recorrerem a programas de apoio, de modo a evitarem o encerramento.
O que é o Mecanismo de Alerta Precoce?
O Mecanismo de Alerta Precoce, apresenta um conjunto de indicadores económicos e financeiros, os quais têm como referência os dados da informação empresas simplificada preenchida anualmente pelas empresas e reportada à Autoridade Tributária e ao Banco de Portugal. Os dados são posteriormente compilados a partir da central de balanços do Banco de Portugal e analisados pelo IAPMEI, permitindo deste modo chegar a uma conclusão completa e fundamentada, relativamente à situação financeira de cada empresa.
Reflexão da própria empresa sobre a sua situação económica e financeira
O referido mecanismo tinha sido aprovado em 2019 e esperava-se que o mesmo entrasse em vigor no início de 2022, algo que acabou por não acontecer nessa altura, estando sim agora em vigor. Com este Mecanismo de Alerta Precoce, o IAPMEI tem como objetivo o de disponibilizar informação que possa contribuir para a reflexão da própria empresa sobre a situação económica e financeira que enfrenta. Mais informação permite uma tomada de decisão mais sustentada e fundamentada, o que por sua vez, permite evitar situações difíceis para as empresas que poderiam ditar o seu encerramento.

Patrícia Neves, 24 anos, natural de Coruche no distrito de Santarém. Licenciada em Jornalismo e apaixonada pela escrita. Tem experiência como Content Writer and Content Producer e gosto de todos os temas que estejam relacionados com o mundo. Além disso, desenvolvi, por intermédio de experiências e formação, interesse nas áreas da economia e finanças.