Apesar de o Governo ter assinado o despacho de adjudicação do novo Hospital de Lisboa Oriental ao consórcio da Mota-Engil há quase sete meses, o contrato ainda não foi assinado. O presidente executivo da Mota-Engil, Carlos Mota dos Santos, espera que a assinatura tenha lugar até ao final do primeiro semestre deste ano, sendo previsível que as obras demorem três anos.
Assinatura do contrato até ao final do primeiro semestre
O presidente executivo da Mota-Engil, Carlos Mota dos Santos, prevê que a assinatura do contrato referente à construção do novo Hospital de Lisboa Oriental aconteça até ao final do primeiro semestre de 2023, iniciando-se posteriormente o projeto de execução. Já é conhecido que as obras terão a duração de três anos, sendo por isso expectável que a nova unidade hospitalar só esteja concluída e funcional em 2027.
Fase pré-contratual
De acordo com as declarações do presidente executivo da Mota-Engil, Carlos Mota dos Santos, está a ter lugar neste momento a fase pré-contratual, sendo que todos os prazos estão a ser cumpridos com a normalidade exigida. O financiamento do projeto do novo Hospital de Lisboa Oriental irá exigir um investimento de mais de 257 milhões de euros.
Hospital de Lisboa Oriental
O Hospital de Lisboa Oriental irá albergar um total de 875 camas, situando-se a sua construção numa área total de 180 mil metros quadrados na zona de Marvila. Esta nova unidade hospitalar permitirá substituir seis unidades de saúde que se encontram dispersas no centro da cidade de Lisboa. As seis unidades de saúde que serão objeto de substituição são: Hospital de São José; Hospital de Santa Marta; Hospital Santo António dos Capuchos; Hospital D. Estefânia; Hospital Curry Cabral; e, por fim, a Maternidade Alfredo da Costa.

Patrícia Neves, 24 anos, natural de Coruche no distrito de Santarém. Licenciada em Jornalismo e apaixonada pela escrita. Tem experiência como Content Writer and Content Producer e gosto de todos os temas que estejam relacionados com o mundo. Além disso, desenvolvi, por intermédio de experiências e formação, interesse nas áreas da economia e finanças.