Helium: o projeto que vem revolucionar a criptomoeda

⏱️ Tempo estimado de leitura: 3 minutos

A Helium é um projeto inovador na área das telecomunicações, que visa implementar uma rede de longo alcance para dispositivos de baixo-consumo, como sensores e trackers, na qual os utilizadores são recompensados com a criptomoeda, na troca de cobertura a esta rede.

O que é a Helium?

A Helium Systems foi fundada em 2013 com o objetivo de inovar através de uma rede wireless com um sistema “peer-to-peer” (uma rede onde os utilizadores possam partilhar dados sem necessitar de um habitual sistema central administrativo) direcionado para os dispositivos de IoT (Internet of Things).  

A empresa explorou um nicho de mercado ao qual os gigantes das telecomunicações, até à data, não valorizaram nem apresentaram soluções. A proposta da Helium Systems é baseada em preços para a transferência de dados a uma fração do custo. 

Para pequenas empresas e startups que estejam a desenvolver projetos e produtos no campo das IoTs e apenas necessitam de uma solução para a transferência de dados entre dispositivos de baixo-consumo, esta pode ser a melhor alternativa aos sistemas tradicionais.

Como funciona a cobertura desta rede?

A rede Helium funciona à base de routers que são comprados por aqueles que desejam fazer parte do projeto.

De acordo com o CEO da Helium, Amir Haleem, os routers servem dois propósitos: dar cobertura para a rede e mineração de criptomoeda.

O router da Helium não tem o mesmo propósito nem funcionalidades daquele que habitualmente temos em casa, que nos fornece ligações de alta-velocidade à internet a smartphones e computadores. Neste caso, os routers são direcionados para dispositivos de baixo-consumo que estão dentro do campo dos IoTs tais como sensores e trackers.

A tecnologia “LongFi”, por detrás dos routers, apresenta-se diferente de um router normal. Segundo Haleem, esta consegue chegar 200 vezes mais longe que uma conexão WiFi normal. De modo a possibilitar a transferência de dados pela rede, os próprios routers devem estar ligados à Internet, de maneira a que possam estar conectados e comunicar entre si através das ondas de rádio de longo alcance.

Um dos exemplos de aplicações práticas do uso da rede Helium é o caso da Lime. Uma empresa já conhecida dos portugueses por ter trazido a realidade das trotinetes elétricas para Portugal e que usa esta rede para fazer tracking da localização das suas trotinetes.

Como funcionam as Cripto Rewards?

O segundo propósito da utilização dos routers da Helium é também a razão pelo qual muitos dos utilizadores aderem a este projeto: a mineração de criptomoeda.

A Helium inovou também no que toca ao sistema “two-token que implementou numa blockchain construída de raiz. Este sistema usa o mecanismo de “proof of coverage” que tem como base uma comprovação de identidade, assim como da sua georreferenciação. Os routers obtêm Helium (HNT) através da resolução de problemas matemáticos, ao mesmo tempo que garantem a cobertura de rede.

O segundo token é o Data Credit. Este token é utilizado pelos utilizadores da rede (p.e. empresas como a Lime) para pagar a transferência de dados. Cada um destes tokens permite a transferência de um byte de dados na rede Helium. Ao contrário da criptomoeda Helium (HNT), os Data Credits não são transferíveis nem trocáveis. A única maneira de os obter é “queimando” Helium (HNT) tokens.

Para além da mineração de Helium (HNT) através do sistema de “proof of coverage”, um utilizador pode também ser recompensado com esta criptomoeda por cada vez que o seu router for usado para algum tipo de ação na rede.

A Helium (HNT) é uma criptomoeda que tem apresentado um crescimento constante ao longo de 2021, tendo fechado o ano de 2020 com um valor próximo de 1€ e tendo atingido um all-time high de 6,62€ no dia 11 de março de 2021.

Autor: Rodrigo Pinto Pinheiro | Fonte: Forbes

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

Últimas notícias

bitcoinBitcoin
$ 47,288.00
$ 47,288.00
0.84%
ethereumEthereum
$ 3,384.67
$ 3,384.67
4.57%
binance-coinBinance Coin
$ 405.45
$ 405.45
3.63%
xrpXRP
$ 1.06
$ 1.06
1.81%
cardanoCardano
$ 2.34
$ 2.34
3.2%

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img