Várias carteiras da exchange Liquid Global foram comprometidas após um ciberataque de Hackers que ocorreu no dia 19 de Agosto. O golpe resultou num desvio de mais de 90 milhões de dólares em criptomoedas.
A Liquid Global é uma exchange de criptomoedas japonesa que foi criada para fornecer liquidez à “economia cripto”, posicionando-se entre as 20 melhores plataformas de negociação, em termos de volumes de troca diários.
Um relatório que contém os detalhes do incidente foi publicado na quinta-feira nas redes sociais da Liquid Global. A exchange ainda está a investigar o caso e promete atualizar os seus clientes com novas informações.

Nesta publicação, a exchange também comunica que os depósitos que foram comprometidos serão suspensos por razões de segurança. Adicionalmente, a Liquid aconselha os seus utilizadores a não realizarem qualquer tipo de depósito de cripto nas suas carteiras, até novo aviso.
Foi comunicado que os hackers haviam transferido o valor roubado (mais tarde avaliado em 97 milhões de dólares, pela empresa de análises da blockchain, Elliptic) para 4 carteiras diferentes.
Deste montante, foi averiguado que 45 milhões de dólares em tokens estavam a ser convertidos em ethereum, por meio de trocas descentralizadas, ou seja, em plataformas com base na blockchain que não requerem intermediários, como é o caso da Uniswap ($UNI3-USD) e SushiSwap.
Segundo a Elliptic, isto possibilita que os hackers evitem ficar com os seus ativos congelados, facilitando assim a sua “fuga”.
A Liquid forneceu uma lista dos endereços das carteiras que foram usadas sem autorização no ciberataque e, neste momento, estão a rastrear os movimentos dos ativos que foram roubados, em colaboração com outras exchanges, numa tentativa de congelar e recuperar os fundos.
Sem mais atualizações, a Liquid afirma “continuar a fazer tudo ao seu alcance para mitigar o impacto deste incidente e restaurar o serviço completo o mais rápido possível”.
Autor: Leonor Ramos