Fonte da imagem: Facebook/360imprimir
É verdade. A partir do dia 10 de outubro, segunda-feira, Portugal conta com mais uma empresa que adotou o método da semana de 4 dias de trabalho.
Que método é este e o porquê de ser tão falado?
Torna-se cada vez mais difícil um trabalhador conciliar a sua vida pessoal e a vida profissional, ou seja, em muitas ocasiões não existe um equilíbrio entre estas vertentes. Mais do que um direito, este equilíbrio deve ser uma prioridade. O trabalho não pode tirar qualidade de vida às pessoas. Não podemos ser bons profissionais se não estivermos bem, nem cuidarmos de nós, pelo que importa priorizarmos o nosso bem-estar.
Neste sentido, cada vez mais as empresas adotam a política dos 4 dias de trabalho por semana.
O objetivo desta medida passa por aumentar o tempo disponível de um colaborador para a sua vida pessoal, o que ao mesmo tempo pode originar um maior compromisso para com a empresa em termos de produtividade, ou seja, o objetivo é motivar os trabalhadores (sendo que a fonte dessa motivação são os 4 dias de trabalho por semana), de forma a que estes produzam mais em menos tempo.
Quem é a 360imprimir.pt e o porquê de ter adotado esse método?
Nascida em 2013, a empresa portuguesa 360imprimir destina-se a ajudar pequenas e médias empresas “a ter uma comunicação de sucesso, alterando a forma como desenvolvem e implementam a sua estratégia de marketing.”.
A empresa, que conta com 180 colaboradores, pretende adotar esta política, que é considerada como “piloto”, com vista a medir o impacto da mesma na produtividade dos trabalhadores.
“Tanto o teletrabalho, que já assumimos a 100% no passado mês de setembro, como a semana de quatro dias que estamos a implementar em outubro, trazem benefícios que acreditamos terem um impacto positivo nas pessoas e no negócio, com um aumento na satisfação e bem-estar, sem prejudicar a produtividade e os nossos objetivos”

João Fonte, 20 anos, natural da Póvoa de Varzim. Atualmente frequento o 3º ano da licenciatura em Gestão na FEP e pretendo seguir mestrado em Finanças. Com um gosto particular pela aventura e a descoberta de novos horizontes, estou a realizar mobilidade internacional, através do programa Erasmus +, na School of Economics and Business Ljubjana. Dado o meu interesse pela área financeira, ingressei na Meu Capital em março de 2022. Tem sido uma experiência fantástica, através da qual tenho aprendido a saber gerir melhor o meu tempo e a aprender sempre mais sobre uma das áreas mais interessantes a nível mundial.