A Comissão Técnica Independente, CTI, reforçou a lista de potenciais cidades para o novo aeroporto com mais oito opções para o reforço da capacidade aeroportuária na região de Lisboa, na sequência da consulta aberta aos cidadãos no início de março.
A lista, que passa a incluir Ota, Rio Frio ou Sintra, será em breve encurtada, sendo que as opções “finalistas” serão conhecidas na próxima quinta-feira, dia 27/04.
A lista de opções estratégicas para reforçar a capacidade aeroportuária da região de Lisboa começou com cinco opções. No final de Janeiro, Beja e Portela+Alverca aumentaram para sete.
Já a 8 de abril foi adicionada a Base Aérea de Monte Real e, por iniciativa da comissão técnica, Alcochete+Portela, sendo que agora saltaram para 17, passando a incluir Ota, Rio Frio ou Poceirão, que já foram consideradas no passado, e ainda Apostiça, Évora, Sintra, Tancos e Pegões
O novo incremento resulta das propostas que foram deixadas através do site Aeroparticipa.pt, criado pela comissão técnica responsável pela Avaliação Ambiental Estratégica, AAE, para auscultar os cidadãos.
Detalhes sobre a próxima conferência na quinta-feira
A lista provisória vai ser encurtada. A CTI organiza na quinta-feira uma conferência no auditório do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) onde vai dar a conhecer os critérios de viabilidade técnico-científicos adotados, bem como as opções “finalistas” com base na aplicação desses critérios.
Na conferência de quinta-feira serão ainda apresentados os resultados das reflexões estratégicas realizadas em mesas temáticas com diversos especialistas, das reuniões com entidades públicas e privadas e da participação pública na nossa página Aeroparticipa.pt.

João Fonte, 20 anos, natural da Póvoa de Varzim. Atualmente frequento o 3º ano da licenciatura em Gestão na FEP e pretendo seguir mestrado em Finanças. Com um gosto particular pela aventura e a descoberta de novos horizontes, estou a realizar mobilidade internacional, através do programa Erasmus +, na School of Economics and Business Ljubjana. Dado o meu interesse pela área financeira, ingressei na Meu Capital em março de 2022. Tem sido uma experiência fantástica, através da qual tenho aprendido a saber gerir melhor o meu tempo e a aprender sempre mais sobre uma das áreas mais interessantes a nível mundial.