No fecho de contas do ano de 2022, as companhias aéreas do grupo SATA, Azores Airlines e Air Açores, apresentaram resultados líquidos negativos. Contudo, as receitas do grupo atingiram recorde.
A Azores Airlines e a Air Açores apresentaram prejuízos de 32,4 e 2,5 milhões de euros, respetivamente. No entanto, em comunicado o grupo esclarece que o ano de 2022 foi “o melhor ano de receitas de sempre”. A Azores Airlines apresentou 211,1 milhões de euros em receitas e a Air Açores 92,2 milhões.
Quanto ao prejuízo de 34,2 milhões de euros da SATA Internacional – Azores Airlines (responsável pelas ligações aéreas de e para fora do arquipélago), a empresa diz que representa uma melhoria “em 21,6 milhões de euros em comparação com 2019 e em cerca de 16,1 milhões de euros em relação a 2021”.
O grupo SATA alerta, contudo, que este resultado líquido negativo está condicionado por custos de reestruturação e por custos da dívida decorrente do financiamento bancário adicional, incorridos para enfrentar a pandemia e para atender ao processo de reestruturação e, ainda, por rubricas meramente contabilísticas”.
Já o resultado líquido de menos 2,5 milhões de euros da SATA Air Açores (ligações entre ilhas do arquipélago), em 2022 representou uma melhoria de “4,3 milhões de euros em comparação com 2021”.
“As perspetivas para 2023 são positivas no que toca ao crescimento da receita, tendo em conta que na primeira metade de 2023 o crescimento de receita, refletido nas reservas de bilhetes (‘forward bookings’), está 40% acima do que o registado no mesmo período de 2022”, refere-se, relativamente à empresa que está a ser alvo de um concurso público para a alienação de um mínimo de 51% e de um máximo de 85% do capital social.
O setor da aviação foi dos mais afetados pela pandemia, com os sucessivos confinamentos por toda a Europa e resto do mundo. Aviões parados, milhares de empregos perdidos e cortes salariais foram as consequências do Covid-19.

Francisco Castilho, 20 anos, natural de Coimbra. Atualmente frequenta o 2ºano da licenciatura em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC). Terminou recentemente um programa de embaixadores numa empresa de estratégia e marketing digital (Triber Academy), desempenhado a função de digital marketing copywriter. As áreas dos investimentos, finanças pessoais e análise fundamental de empresas são as que mais constam nos seus artigos e procura aprender mais com as diversas temáticas que surgirão na MeuCapital.