A Mitsubishi Estate, subsidiária imobiliária do gigante grupo japonês, anunciou esta quarta-feira a sua entrada e participação no recente e complexo projeto de grande escala para o desenvolvimento urbano de Jacarta, antecipando a recuperação económica da região após esta estar a ser afetada, em dimensões preocupantes, pela pandemia da Covid-19.
Oasis Central Sudirman é o projeto em causa e está estruturado para comportar 33 mil metros quadrados com um custo de 52,1 mil milhões de ienes, o que equivale a 470 milhões de dólares – sendo este, portanto, o maior investimento do grupo Mitsubishi no país.
O projeto assenta na construção de dois prédios, um de 75 andares, com apartamentos para habitação, mas também escritórios e instalações comerciais, e o outro de 65 andares, destinado a condomínios habitacionais.
O prédio de 75 andares terá cerca de 340 metros de altura e, a ser concluído, tornar-se-á um dos maiores edifícios da Indonésia, em termos de altura.
A construção terá início em 2024 e a sua conclusão está prevista para por volta de 2028.
A Mitsubishi Estate forma, assim, uma joint venture com a PT Benhil Property, que, por sua vez, executará o projeto em conjunto com a PT Taspen Properti Indonésia, uma empresa imobiliária subsidiária da empresa estatal PT Taspen.
A joint venture da Mitsubishi detém 70 por cento das ações da PT Central Sudirman Development, empresa criada para implementar o projeto, enquanto a PT Taspen Properti detém os restantes 30 por cento do projeto.
A Mitsubishi Estate prevê, ainda, um crescimento contínuo no mercado imobiliário indonésio, apoiado pelo caráter resiliente que o país apresenta no que diz respeito a recuperações e crescimento económico.
Autor: Pedro Pereira da Silva