Greve dos trabalhadores da Portway cancela voos em Lisboa e no Porto

De acordo com o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil (SINTAC), a greve dos trabalhadores da Portway levou a que no dia 28 de agosto de 2022, fossem cancelados cerca de 82 voos onde Lisboa serviu de ponto de partida ou de chegada e 12 voos no Porto até às 11:30.

Pedro Figueiredo, dirigente do SINTAC, refere que a adesão à greve se manteve no terceiro e último dia de paralisação por parte dos trabalhadores da Portway, em cerca de 90% nos aeroportos de Lisboa e de Porto.

Em Faro e no Funchal, a adesão à greve registou um “ligeiro aumento”, que consequentemente gerou alguns atrasos, contudo não levou a voos cancelados. Segundo o dirigente sindical da SINTAC “Em Faro, no sábado, em cada 10 trabalhadores elegíveis, oito estavam a trabalhar, no domingo estavam seis”.

Apesar de Pedro Figueiredo considerar que a “greve foi um sucesso”, ressalva que “os problemas laborais ainda continuam”, e que serão necessárias “novas formas de luto”, apesar da abertura por parte do SINTAC para eventuais negociações. 

O pré-aviso de greve dos trabalhadores da Portway, lançado pelo SIN TAC, deu-se às 00:00 de sexta-feira, 26 de agosto, e manifestou-se até às 24:00 de domingo, 28 de agosto. Com o intuito de suportar os serviços mínimos, foi criado um despacho ministerial para evitar a adesão à greve por parte de um terço dos trabalhadores – os de assistência a passageiros de mobilidade reduzida (MyWay).

A greve de três dias, nos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro e Madeira realizou-se como forma de protesto por parte dos colaboradores à política de recursos humanos implementada pela Portway. 

O desagrado deve-se sobretudo ao incumprimento do Acordo de Empresa de 2016 e uma avaliação de desempenho que evita progressões, acrescentado do não pagamento de feriados a 100% e atualizações salariais imediatas, que não têm em conta a inflação.

Autor: Pedro Nunes

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img