Greenvolt: Alentejo será a “casa” da maior unidade de autoconsumo fotovoltaico da Europa

A Greenvolt informou em comunicado que irá implementar na Almina- Minas do Alentejo, uma empresa situada em Aljustrel, a maior unidade de produção de energia solar fotovoltaica vocacionada para o autoconsumo a nível europeu. De salientar que o projeto equaciona a instalação de cerca de 44.500 painéis solares.

Maior unidade de Produção para Autoconsumo da Europa

A região alentejana será assim “palco” da maior unidade de produção para autoconsumo da Europa, prevendo-se que a produção supere os 41.000 megawatt-hora anuais, o que por sua vez permitirá uma redução das emissões de dióxido de carbono da Almina- Minas do Alentejo. Estes valores de produção irão permitir fazer face a 25% das necessidades da empresa, evitando-se assim a emissão de 20.104 toneladas de CO2 por ano.

35 hectares

De salientar que a empresa Almina- Minas do Alentejo, a qual se dedica essencialmente à extração e valorização de pirites, sulfuretos, assim como, de outros minérios, irá ocupar com esta unidade, uma área de 35 hectares.

Implementação de um carport

Além dos painéis solares fotovoltaicos que serão instalados no solo, assistiremos também à implementação de um carport. E o que é um carport? Um carport é um sistema de estacionamento de viaturas com painéis solares, o qual apresenta não só uma capacidade instalada de 1 megawatt-hora, como também, a possibilidade de produzir anualmente 1.553 megawatt-hora. Este sistema ajudará a suprimir as necessidades da frota automóvel cada vez mais elétrica da Almina.

Solução com forte racional económico

João Manso Neto, CEO da Greenvolt, evidencia a importância de a Almina- Minas do Alentejo ter procurado uma solução com forte racional económico, uma vez que esta irá permitir não só uma maior estabilidade nos custos com a energia, como também, representa uma maior consciencialização das empresas relativamente ao seu impacto ambiental.

Aumentar a eficiência do consumo da empresa

Por seu lado, o CEO da Almina, Humberto da Costa Leite, refere que com este investimento, a empresa pretende aumentar a eficiência do seu consumo de energia, através da redução de todos os custos adicionais associados. Outro dos objetivos da Almina- Minas do Alentejo, com a realização deste investimento prende-se com a redução da sua pegada carbónica.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img