fbpx

Grayscale acredita que o Metaverse é uma oportunidade de mercado bilionária

⏱️ Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A Grayscale, apresentou este mês um relatório no qual explora o futuro impacto económico do chamado Metaverse e das “Web 3.0 Virtual Cloud Economies”, ambas no âmbito de compreender a evolução deste tipo de projetos na infraestrutura da blockchain. O potencial deste mercado segundo o autor poderá atingir um valor superior a 1 bilião de dólares, demonstrando assim o potencial ligado a esta área.

No entanto, primeiro é preciso compreender quem é a Grayscale e sobre exatamente se tratam estes novos termos que circulam. O autor do relatório é um dos maiores fundos de investimento em criptomoedas e ativos digitais a nível mundial, contando com um valor de ativos sob gestão de 44,1 mil milhões de dólares em Setembro deste ano.

O Metaverse já não é um conceito novo. Refere-se a um mundo online virtual a três dimensões, ou mundos virtuais, com o objetivo de serem interativos, imersivos e colaborativos. A Web 3.0 representa uma mudança de paradigma na forma como a internet é estruturada e usada pela população, focando-se na descentralização dos serviços online através da blockchain. A blockchain é essencial de forma a garantir que a descentralização não prejudique as outras dimensões dos serviços e aplicações oferecidos, daí que criptomoedas e tokens tenham um grande papel nesta nova era da internet.

Devido às inovações presentes na Web 3.0, o conceito de Metaverse descentralizado ganhou tração e demonstra grande potencial de crescimento, daí que o relatório se tenha focado exatamente neste e que oportunidades irão nascer com a intersecção de gaming e estilo de vida com o potencial da blockchain para fornecer a estrutura a mundos virtuais descentralizados.

Alguns projetos, como a Decentraland e The Sandbox, já permitem a interação de pessoas e atividades online que permitem recolher benefícios reais através de tokens que podem ser vendidos, por exemplo. Todavia, cada vez mais o estatuto social no próprio mundo virtual começa a ganhar peso, com mais dinheiro a ser gasto na melhoria do mesmo.

A Grayscale estima que as receitas ligadas ao Metaverse podem chegar aos 400 mil milhões de dólares em 2025, sendo que em 2020 já se encontravam em 180 mil milhões de dólares. Olhando apenas para o 3º trimestre, o total angariado para projetos ligados às criptomoedas foi de 8,2 mil milhões de dólares, sendo que destes, 1,8 mil milhões de dólares foram para projetos da Web 3.0 e NFT’s (Non-fungible tokens). De referir ainda que as aplicações de gaming contaram com mil milhões de dólares, o que foi claramente superior aos restantes NFT’s.

Acima de tudo, este relatório permite-nos um vislumbre daquilo que poderá ser comum no futuro da internet e que a tecnologia blockchain tem muito mais possibilidades e potencial para além da criação de moedas virtuais.

Autor: Miguel Nogueira Rodrigues

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

Últimas notícias

Subscreve a nossa Newsletter

Com o resumo das nossas notícias
bitcoinBitcoin
$ 42,365.00
$ 42,365.00
1.25%
ethereumEthereum
$ 3,237.09
$ 3,237.09
2.72%
binance-coinBinance Coin
$ 479.16
$ 479.16
3.23%
xrpXRP
$ 0.769462
$ 0.769462
0.93%
cardanoCardano
$ 1.59
$ 1.59
14.12%

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img