Algumas das marcas mais famosas do mundo tais como: Disney ($DIS), Nike ($NIKE), Dolce & Gabbana, Gucci e Adidas ($ADDYY) estão a fazer grandes apostas e muito dinheiro com NFTs (Non-fungible Token) e outros projectos Web3, sendo a Ethereum (ETH-USD), a criptomoeda base para as respectivas transacções.
Apesar de estarmos a atravessar, em termos de calendário criptográfico, o tão referido “inverno cripto”, grandes marcas continuam ativamente a investir e a anunciar planos com o objetivo de consolidarem as suas posições no mundo da Web3. Um exemplo disso é a Disney que está a recrutar pessoal para expansão da marca neste novo mundo.
Essas marcas notáveis apresentam no seu reportório lançamentos de colecções de NFTs e investimentos na Web3, tais como a compra de terrenos digitais no Metaverso. Os principais nichos que apresentam uma maior presença neste novo mundo são essencialmente: marcas dos sectores do vestuário, bebidas ou do setor de luxo como um todo.
Nike
Em dezembro de 2021 a Nike marcou a sua grande mudança na Web3, ao adquirir o estúdio de NFTs de ténis RTFKT Studios. RTFKT é responsável pela colecção de NFTs CloneX, de 20.000 peças, que gera um volume comercial de 436 ETH (cerca de 584 mil dólares, valor este no momento da escrita deste artigo).
Em abril de 2022 a Nike lançou uma linha de ténis no Metaverso, chamada RTFKT x Nike Dunk Genesis CryptoKicks.
Dolce & Gabbana
“Gollezione GenesI” é o nome da colecção de NFTs da marca de moda Dolce & Gabbana, lançada em setembro de 2021, que inclui nove NFTs, incluindo a “The Impossible Tiara”, uma tiara extremamente rara composta por diamantes e esmeraldas vermelhas. Esta tiara foi lançada no UNXD, um marketplace de luxo presente na rede Polygon ($MATIC), onde a licitação mais valiosa correspondeu a aproximadamente 5,65 milhões de dólares.
Desta forma a D&G e UNXD, em conjunto, criaram a DGFamily, uma comunidade NFT “para o luxo e cultura digital”.
Gucci
A marca de luxo italiana tem uma presença diversificada e multifacetada na Web3, possuindo NFTs, terrenos no Metaverso e a possibilidade de pagamentos em criptomoedas.
Relativamente aos NFTs, a Gucci, em Maio de 2021, transformou a sua colecção de moda Aria num vídeo NFT que foi vendido por 25.000 dólares. Posteriormente, em fevereiro de 2022, lançou 1.000 NFTs em conjunto com a marca de brinquedos Superplastic, cujo cada NFT foi vendido na altura por 1,5 ETH.
Relativamente ao Metaverso, comprou uma quantidade não revelada de terreno virtual no The Sandbox, com o intuito de criar experiências inovadoras e temáticas no seu próprio espaço digital.
Adidas
Em novembro de 2021, a marca adquiriu terrenos virtuais no The Sandbox e realizou parceria com a Coinbase.
Em dezembro de 2021, realizou uma impressionante quantia de 23,4 milhões de dólares com a estreia do seu NFT “Into the Metaverse” em colaboração com o Bored Ape Yacht Club, o criador do PUNKS Comic NFT Pixel Vault e o coleccionador privado de NFTs, gmoney.
Em janeiro de 2022, juntamente com a marca de luxo Prada, lançou um projecto NFT chamado “Adidas for Prada re-source” na rede Polygon. Este projecto permite que os fãs contribuam com os seus próprios desenhos. No momento da escrita deste artigo, fez 474 ETH (cerca de 616.000 dólares) em volume comercial.

Bernardo Matos, natural de Viseu. Atualmente, frequenta o 5º ano do Mestrado Integrado Engenharia Civil no Instituto Superior Técnico e desde cedo que apresenta interesse por temas relacionados com finanças, investimentos e empreendedorismo. Desta forma, em setembro de 2022, juntou-se à MeuCapital com o propósito de ajudar a alcançar o principal objetivo desta: aumentar a literacia financeira em Portugal.