Governo dos EUA entra em jogo e proteje os depositantes do SVB

Fonte da imagem: Iol

Os órgãos reguladores dos Estados Unidos adiantaram, num comunicado conjunto, que os clientes terão acesso, a partir de segunda-feira, a todo o dinheiro depositado no Silicon Valley Bank (SVB), na sequência do seu colpaso.

Com este plano para proteger os depósitos dos clientes do SVB, as três entidades (Departamento do Tesouro, a Reserva Federal (Fed) e a Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC) garantem que apenas assumirão as perdas das famílias e das empresas, deixando de parte as perdas do banco.

A secretária do Tesouro norte-americana, Janet Yellen, tinha recusado anteriormente um resgate federal do SVB, mas garantiu que o Governo estava a trabalhar para apoiar os depositantes da instituição.

A Federal Deposit Insurance Corporation garante os depósitos até 250 mil dólares, mas muitas empresas e clientes particulares do banco, conhecido pelas suas relações com `startups´ de tecnologia e capital de risco, tinham mais do que esse valor depositado.

O Fed anunciou que irá garantir que todos os depositantes do Silicon Valley Bank, incluindo a Circle, empresa por trás da “stable-coin”  USDC, poderão reaver seus fundos integralmente. Durante o final de semana, a USDC, pareada com o dólar, passou por turbulências em razão do medo por parte de investidores de que o projeto pudesse ruir após o encerramento de atividades do Silicon Valley Bank.

Esta foi a segunda maior falência bancária da história dos Estados Unidos da América (EUA), depois do colapso da Washington Mutual em 2008.

Encerramento de outro banco – Signature Bank 

Os reguladores também anunciaram o encerramento de outro banco, o Signature Bank, sediado em Nova Iorque, e prometeram que o mesmo plano será aplicado para reembolsar os clientes por todo o dinheiro depositado.

O Signature Bank, que presta serviços financeiros principalmente a empresas de advocacia e ao ecossistema cripto, segundo os órgãos de informação especializados, tinha ativos de 110.360 milhões de dólares e depósitos de 88.590 milhões no final de 2022.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img