Fonte da imagem: CNN Portugal
A notícia é de hoje, dia 06/03/2023, e vem surpreender muitos portugueses: o Governo português despediu o presidente do conselho de administração da TAP, Manuel Beja, e a CEO, a francesa Christine Ourmières-Widener.
Qual é o motivo deste despedimento?
De forma a compreendermos melhor esta situação, é necessário recuarmos no tempo e focarmos em dezembro de 2022.
Na véspera de Natal, surge a notícia que a nova secretária de Estado do Tesouro, Alexandra Reis, que tomou posse a 2 de dezembro, recebeu uma indemnização de 500 mil euros da TAP.
A compensação foi paga pela transportadora quando em fevereiro Alexandra Reis saiu da TAP, cessando antecipadamente funções como vogal na comissão executiva, sendo que o montante da indemnização resultou de um acordo entre a TAP e Alexandra Reis, que quatro meses depois viria a ser nomeada presidente da NAV, que tal como a TAP tem a tutela conjunta dos ministérios das Finanças e das Infraestruturas e Habitação.
Este despedimento e consequente indemnização despoletou em todos os portugueses um sentimento de revolta e injustiça, levando a inspeção geral das finanças a atuar.
Através de um relatório de auditoria, Fernando Medina e João Galamba anunciaram, esta segunda-feira, o veredicto final de que realmente houve irregularidades neste processo de despedimento e, como tal, os culpados serão punidos.
Fernando Medina afirmou esta tarde que “se impõe neste momento um virar de página na gestão da empresa”, tendo por isso o Governo decidido a “exoneração, com justa causa, do Presidente do Conselho de Administração e da Presidente da Comissão Executiva da TAP“.
Novo presidente a caminho
O novo presidente já foi escolhido, conforme anunciou João Galamba: será Luís Manuel da Silva Rodrigues, atual presidente do grupo SATA. E deixará de existir um sistema dual de governação, isto é, não será escolhido nenhum chairman.

João Fonte, 20 anos, natural da Póvoa de Varzim. Atualmente frequento o 3º ano da licenciatura em Gestão na FEP e pretendo seguir mestrado em Finanças. Com um gosto particular pela aventura e a descoberta de novos horizontes, estou a realizar mobilidade internacional, através do programa Erasmus +, na School of Economics and Business Ljubjana. Dado o meu interesse pela área financeira, ingressei na Meu Capital em março de 2022. Tem sido uma experiência fantástica, através da qual tenho aprendido a saber gerir melhor o meu tempo e a aprender sempre mais sobre uma das áreas mais interessantes a nível mundial.