Esta quinta-feira Phil Harrison, vice-presidente da Google, anunciou que o Stadia (serviço de jogos por streaming da empresa) será encerrado. Assim, a multinacional americana dá por terminada a sua entrada no mundo das consolas de videojogos.
O anúncio foi feito esta semana, no entanto, a empresa afirma que todos os assinantes do serviço vão poder continuar a usufruir dele até dia 18 de janeiro de 2023, quando este passará a ficar offline. Além disso, terão também direito, caso desejem, a pedir o reembolso de compras na loja virtual ou até de equipamento hardware que tenham adquirido.
Os rumores de que o Stadia iria acabar já existiam há uns meses dado o crescimento superior da plataforma concorrente Xbox Cloud Gaming, no entanto, estes foram todos negados pela empresa. A verdade é que, mesmo encerrando o serviço por não ter a atração esperada, a Google considera que a Stadia foi um sucesso dada a sua forte base tecnológica e, também, por ter sido comprovada em escala. Assim, a plataforma será aproveitada para outros serviços da empresa ou até disponibilizada a parceiros do seu setor.
Autor: Francisco Gaspar

Francisco Gaspar, 20 anos frequenta o 2ºano da licenciatura em Economia na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC). Frequentou a AESE Summer School em 2021. É Coordenador do pelouro de Pedagogia no Núcleo de Estudantes de Economia da FEUC e membro da Júnior Empresa de Estudantes da FEUC (JEEFEUC), tendo sido Project Manager do evento “The Trading Game 2022”