O Goldman Sachs procedeu à revisão em alta das suas previsões de crescimento para o PIB da Zona Euro para este ano, abandonando definitivamente o cenário de recessão económica que havia previsto anteriormente.
Crescimento de 0,7% do PIB da Zona Euro
Na passada quinta-feira, dia 26 de janeiro de 2023, o Goldman Sachs alterou as suas previsões para a Zona Euro, antecipando agora um crescimento de 0,7% do PIB da Zona Euro. Os analistas do Goldman Sachs justificam esta alteração das suas previsões com a expectativa de uma procura externa mais forte, assim como, de preços de gás mais baixos nos próximos meses, o que segundo os mesmos, irá coadjuvar o crescimento da Zona Euro. Além desta consideração, os analistas do Goldman Sachs consideram que a reabertura da China irá contribuir para um aumento do PIB da Zona Euro na ordem dos 0,2% no decurso dos próximos quatro trimestres.
Taxa de inflação elevada em janeiro e fevereiro
Além das conclusões relativamente ao crescimento da Zona Euro, os analistas do Goldman Sachs também preveem que a taxa de inflação continue a apresentar valores elevados nos meses de janeiro e fevereiro, entrando num rápido declínio sensivelmente a meio do ano.
Subida das taxas de juro do Banco Central Europeu
A subida das taxas de juro do Banco Central Europeu também integra as previsões dos analistas do Goldman Sachs, a qual se situará nos 50 pontos base. Em concordância com as conclusões dos analistas do Goldman Sachs, o aumento de 50 pontos base das taxas de juro terá lugar em março. Caso a inflação apresente um comportamento de declínio acentuado, será possível verificar uma subida de somente 25 pontos base em junho.

Patrícia Neves, 24 anos, natural de Coruche no distrito de Santarém. Licenciada em Jornalismo e apaixonada pela escrita. Tem experiência como Content Writer and Content Producer e gosto de todos os temas que estejam relacionados com o mundo. Além disso, desenvolvi, por intermédio de experiências e formação, interesse nas áreas da economia e finanças.