Goldman Sachs pretende cortar centenas de empregos nos próximos meses

O Goldman Sachs, banco de investimento americano, tem como objetivo cortar centenas de postos de trabalho nos próximos meses, estando prevista a saída de pelo menos 400 colaboradores da empresa. De salientar que os referidos cortes serão adicionados às habituais saídas anuais de funcionários que apresentem um menor desempenho produtivo.

Goldman Sachs

O Goldman Sachs é um grupo financeiro multinacional, o qual se encontra sediado no Financial District de Nova Iorque, remontando a sua fundação ao ano de 1869. O banco de investimento foi fundado por Marcus Goldman, um empresário alemão-americano, que mais tarde se associou ao seu genro, Samuel Sachs. De salientar que o Goldman Sachs possui escritórios em mais 32 centros financeiros mundiais e conta a nível global com 49.000 funcionários nas suas fileiras.

Cortes de postos de trabalho

O corte de postos de trabalho anunciado pela empresa, soma-se aos despedimentos dos empregados com desempenho produtivo deficitário, os quais são realizados anualmente pelo banco de investimentos. Nos últimos anos não têm sido realizados os referidos despedimentos por má performance produtiva, por força do contexto pandémico com que o mundo se deparou.

Clientes institucionais

A principal área de atividade do Goldman Sachs prende-se com a prestação de serviços de consultoria financeira a um vasto número de clientes institucionais. O Goldman Sachs atua como consultor de governos, de grandes empresas, assim como, de algumas das famílias mais ricas do mundo. Além destes clientes, o Goldman Sachs também oferece serviços de consultoria sobre fusões e aquisições de empresas, serviços de subscrição financeira, bem como, outros produtos financeiros.

Fim dos produtos de crédito ao consumidor

Além da dispensa de centenas de trabalhadores, as medidas de contenção levadas a cabo pelo Goldman Sachs irão incluir também o fim dos produtos de crédito ao consumidor, através da plataforma Marcus, a qual fora lançada em 2016. De ressalvar que a plataforma Marcus era utilizada para a concessão de crédito pessoal.

O gigante financeiro perspetiva que o ano de 2023 será marcado por uma recessão a nível mundial, o que obrigará a uma desaceleração na área da banca de investimento. 

Banca de retalho

A aposta na banca de retalho constituiu uma das quatro áreas de crescimento identificadas pelo Goldman Sachs, com a finalidade de diminuir a dependência da empresa relativamente aos ganhos com a banca de investimento das divisões de negociações.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img