Goldenergy não irá alterar os preços da luz e do gás em 2023

A Goldenergy optou por manter inalterados os preços da luz e do gás em 2023, sem acrescentar quaisquer valores variáveis, como acontece no mecanismo ibérico. Contudo, a empresa ressalva que o quadro de preços pode ser objeto de alterações perante algumas situações excepcionais.

Goldenergy

A Goldenergy é uma empresa portuguesa que se dedica à comercialização de Eletricidade e de Gás Natural, pertencente ao grupo suíço AXPO. Em comunicado, a empresa evidencia a intenção de manter os preços da luz e do gás em 2023, contudo salvaguarda a possibilidade de alteração dos preços, perante a fatores inesperados, ou mesmo alterações geoestratégicas, regulatórias ou legais.

Manutenção dos preços

A empresa defende a manutenção da sua tabela de preços, afirmando que os clientes valorizam a estabilidade de preços. Esta estabilização dos preços será válida não só para os clientes atuais, como também para os novos clientes da empresa, sendo de relevo salientar que os preços apresentados pela Goldenergy não incluem o valor variável do custo do Mecanismo de Ajuste Ibérico da Eletricidade.

Objetivo do Mecanismo de Ajuste Ibérico da Eletricidade

O Mecanismo de Ajuste Ibérico da Eletricidade foi publicado em decreto-lei pelo Governo Português a 14 de maio de 2022, em concertação com a União Europeia. O objetivo deste mecanismo consiste em evitar que exista um aumento descontrolado dos preços de eletricidade, o qual pode ser influenciado pela atual instabilidade de preços do gás natural no mercado internacional e agravado pelos conflitos armados na Ucrânia.

EDP Comercial

Um dos principais concorrentes diretos da Goldenergy no mercado da energia, a EDP Comercial, já anunciou que irá aumentar em cerca de 3% o valor da fatura da eletricidade dos clientes residenciais. A manutenção dos preços por parte da Goldenergy pode representar assim um fator de supremacia perante um dos concorrentes diretos no mercado energético.

Entidade Reguladora do Setor Energético

Também a Entidade Reguladora do Setor Energético já apresentou o valor definitivo de subida na fatura da luz dos clientes do mercado regulado, em 2023, o qual se situará nos 3,3%. De salientar que inicialmente o valor previsto para o aumento da energia no mercado regulado era de 2,8%.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img