Gojek e Tokopedia anunciam fusão para criar gigante tecnológica na Indonésia

A gigante indonésia de pagamentos e ride-hailing Gojek, anunciou esta segunda-feira a fusão com a líder em e-commerce Tokopedia, para formar a maior empresa tecnológica na Indonésia, o GoTo Group.

Apesar de não terem mencionado o valor da transação, o negócio foi apoiado por vários shareholders da Google ($GOOGL) e Alibaba Group Holding Ltd. ($BABA), entre outros, e representa assim o maior negócio alguma vez realizado na Indonésia que, de acordo com Patrick Cao, Presidente do GoTo Group, irá corresponder a mais de 2% do GDP (Growth Domestic Product) da Indonésia.

O CEO do GoTo Group será Andre Soelistyo, da Gojek, que acumula também a liderança da unidade de serviços financeiros e de pagamento, GoTo Financial, enquanto o Presidente do grupo será Patrick Cao, da Tokopedia, tal como mencionado anteriormente. No entanto, ambas as empresas continuarão a ser lideradas pelos atuais CEOs.

A gigante tecnológica pretende ainda ser cotada no final deste ano na Indonésia e nos Estados Unidos. Esta situação permitirá aos investidores “apostarem” numa das economias de internet com crescimento mais acelerado do mundo, bem como na maior economia do Sudeste Asiático.

O GoTo Group estará presente em várias áreas de negócio, tal como ride-hailing, fintech, compras online, e entregas. O seu objetivo principal é uma potencial IPO com uma avaliação em mercados públicos que varie entre $35 mil milhões e $40 mil milhões, de acordo com a Bloomberg.

Com o aumento da popularidade de “super apps” no Sudeste Asiático, ao apostarem na criação desta gigante tecnológica, a Gojek e a Tokopedia acreditam que conseguirão competir melhor com as rivais Grab Holdings Inc., que anunciou no mês passado uma fusão SPAC de $40 mil milhões para se tornar pública, e a Sea Ltd. ($SE), cujo valor das ações aumentou mais do triplo durante o ano passado, devido ao aumento da popularidade da sua plataforma de compras online Shopee, e ao seu serviço mobile de gaming.

Andre Soelistyo, co-CEO, diz ainda que, com esta fusão, a empresa estará provavelmente a criar a primeira plataforma no mundo que combina várias plataformas diferentes, de e-commerce, on-demand, e serviços financeiros, num só ecossistema.

As duas empresas foram avaliadas em conjunto em 18 mil milhões de dólares, com base em angariações de fundos realizadas em 2019 e no início de 2020, tendo recusado comentar avaliações futuras.

Autor: Maria Beatriz Dias

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

Artigos Relacionados

Exit mobile version