Glencore apresenta melhoria significativa no lucro do primeiro semestre

A Glencore Xstrata plc é uma empresa multinacional anglo-suíça de commodities de mineração com sede internacional em Baar, na Suíça. Fundada pelo israeliano-belga-espanhol Marc Rich, trabalha também com metais, produtos agrícolas e energia.

Marc Rich era conhecido como o “rei dos traders” ou o “rei do petróleo” e já doou mais de 100 milhões de euros para causas judaicas e para investigação contra a leucemia, apesar de ser um dos maiores fugitivos da história dos Estados Unidos da América, em virtude de ter incorrido em mais de 50 crimes. Faleceu em 2013.

Esta semana a empresa reportou um EBITDA (lucro principal ajustado) de 18,92 mil milhões de euros. Falamos de lucro semestral, um lucro que mais do que duplicou em comparação com o período homólogo e que ficou 3% acima das expetativas dos analistas (que se frisavam em 18,4 mil milhões de euros).

Este resultado sólido apresentado pela Glencore tem na sua génese a adesão da empresa à mineração de carvão térmico num momento de preços crescentes do material.

A maior parte dos concorrentes da Glencore adotaram uma estratégia de saída de exploração do material enunciado e, em geral, dos combustíveis fósseis, o que levou a uma escassez dos mesmos. 

Tendo em conta que a empresa anglo-suíça adotou uma posição totalmente oposta, tal permitiu a prática por parte desta de preços mais elevados.

Aquando da divulgação de resultados a Glencore anunciou que pagaria 4,5 mil milhões de dólares adicionais, incluindo um dividendo especial de 1,45 mil milhões de dólares e uma recompensa de ações de 3 mil milhões de dólares.

Apesar de um EBITDA francamente positivo, de referir que a Glencore com o aumento dos preços de combustível e outros materiais necessários à prossecução das atividades da empresa, bem como a interrupção da cadeia de fornecedores, incorreu também num agravamento de custos. 

Ainda assim, a dívida líquida caiu de 6 para 2,3 mil milhões de dólares.

spot_imgspot_img

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Subscreve a nossa Newsletter

Com o resumo das nossas notícias

Artigos Relacionados

spot_img