A General Motors ($GM) assinou com a empresa coreana LG Chem (.FKRX300) um acordo de 2.3 mil milhões de dólares para a construção da sua segunda fábrica de baterias elétricas.
A General Motors assume-se como uma das principais, bem como mais antigas produtoras de veículos nos Estados Unidos da América. Ao longo dos últimos anos tem seguido a tendência dos seus concorrentes – a aposta nos veículos elétricos com o lema “Our electric future is now”.
Num acordo revelado esta sexta-feira, o investimento na nova fábrica da empresa Ultium Cells LLC, uma parceria entre a GM e a LG Chem, será, a curto prazo, para o suporte da produção do novo Cadillac Lyric já anunciado, este que é o crossover mais recente da marca. Porém, a General Motors tem planos para a construção de baterias para os futuros 30 modelos de carros elétricos, que serão anunciados nos próximos 5 anos.
Esta será a segunda fábrica da parceria entre ambas as empresas, ficará situada no Tennessee e terá uma área de 260 mil metros quadrados. A sua abertura está prevista para 2023 e permitirá a criação de 1.300 novos postos de trabalho.
Terá a capacidade de produção 70 gigawatts/hora, significando uma capacidade duas vezes superior à fábrica da Tesla no Nevada.
A produção das baterias da Ultium distingue-se das demais produções regulares de baterias, pelo que utilizam uma percentagem muito mais reduzida de cobalto, menos 70%, uma redução impressionante deste metal que é extraído em condições de trabalho precárias. Esta inovadora fórmula permite igualmente uma redução no custo de construção e um aumento da performance da bateria.
“É uma revolução na tecnologia dos veículos elétricos que ajudará a democratizar o acesso a milhões de consumidores e que mudará o mundo”, revela a CEO e Chairman da General Motors, Mary Barra.
Autor: Daniel Branco