General Motors cria rede de carregadores para carros elétricos

Como resposta a um dos grandes desafios que as empresas de carros elétricos enfrentam, a General Motors vai criar uma rede de carregadores para estes veículos. Estes desafios que complicam a implementação dos seus produtos no mercado têm sido o custo dos veículos, as estações de carregamento e o tempo de carregamento.

O problema do preço dos veículos é abordado através da inovação tecnológica nas baterias por empresas como a General Motors ($GM), a Tesla ($TSLA), a Ford ($F), entre outras. No entanto, o acesso a estações de carregamento são ainda um problema, principalmente para as pessoas que vivem em cidades, sem estacionamento privado. Para contornar este problema, a General Motors está a melhorar a sua rede de carregadores para carros elétricos, intitulados Ultrium Charger 360.

De notar que a Tesla atacou este problema com a sua rede SuperCharger, que inclui cerca de 10 mil carregadores em mais de 1.000 estações. Há também um encorajamento por parte da Tesla para que hóteis e restaurantes se juntem à rede e instalem os seus carregadores SuperCharger.

Já a Ford apresentou a integração de 2 redes de carregadores: a Electrify America e a Greenlots. Em conjunto, estas redes têm cerca de 13 mil carregadores espalhados pelos Estados Unidos da América. 

A rede Ultrium Charger 360 da GM responde à concorrência direta. A rede tem a contribuição de 7 outras redes de carregadores: Blink Charging ($BLNK), ChargePoint ($CHPT), EV Connect, EVgo, FLO, Greenlots e a SemaConnect, que irão contribuir com cerca de 60 mil carregadores entre os Estados Unidos da América e o Canadá. 

Através de uma aplicação de telemóvel, os clientes da GM poderão ter informação em tempo real sobre o estado dos carregadores, sabendo onde poderá ou não reabastecer o seu carro elétrico. 

A GM ainda não revelou muitos detalhes sobre a aplicação, apesar de garantir que o cliente poderá abastecer e pagar pela energia elétrica de forma igual independentemente da rede pela qual abasteçam. A plataforma online já foi testada nos mais recentes updates da aplicação móvel, e as novas interfaces serão aplicadas aquando do lançamento do carro Hummer EV, previsto para o Outono deste ano. Outras melhorias serão lançados juntamente com o carro Cadillac Lyriq, em 2022.

Em Junho de 2020, a GM, juntamente com a EVgo, anunciou uma parceria com o objetivo de instalar 2.700 carregadores de corrente direta em locais visitados regularmente por pessoas, como hipermercados. Esta iniciativa teve como objetivo possibilitar o uso de carros elétricos por parte de pessoas que não possam carregar os seus veículos em casa, por falta de garagem, por exemplo.

Os primeiros carregadores já se encontram operacionais na Califórnia, Florida e Washington, sendo esperados mais 500 para o final de 2021.

A GM está também a desenvolver programas de ajuda para os clientes obterem acessórios de carregamento em casa, sendo que os compradores do 2022 Chevrolet Bolt e do Bolt EUV receberão a instalação gratuita de um carregador de 240V, incluindo cabos elétricos. 

Este é mais um passo na implementação dos veículos Plug-in. No entanto, ainda há muito caminho para ser feito na melhoria dos carregadores, sendo ainda frequentes os relatos de pessoas que não conseguiram abastecer por haver algum defeito nos carregadores. Não obstante, as empresas de veículos elétricos, incluindo a GM, têm tido um papel ativo e deveras importante no desenvolvimento e distribuição destas tecnologias. 

Autor: André Azevedo

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img