Gary Gensler é o novo líder da SEC

Gary Gensler é a escolha de Joe Biden, presidente dos Estados Unidos da América, para assumir o cargo de líder da Securities and Exchange Commission (SEC), a reguladora dos mercados financeiros dos EUA que em Portugal se assemelha à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM)

Gensler, líder da Commodity Futures Trading Commission (Comissão de negociação de futuros sobre matérias-primas, CFTC), após a crise financeira de 2008, afirma que poderá ter uma atenção especial no que toca particularmente às criptomoedas, assim como a “gamificação” dos investimentos em bolsa e sugeriu também uma possível revisão de como o “payment for order flow” funciona. 

A sua confirmação para o mais prestigiado cargo na entidade reguladora dos EUA, chega num momento precário para os mercados financeiros provocado por “um terramoto gerado por milhões de investidores amadores”. Estes novos investidores estiveram por detrás de algumas das oscilações recentes ligadas a certas vendas de ações (como a GameStop e AMC), oscilações estas ligadas a ataques de manipulação de preços e desregulamentação relativamente no que toca ao funcionamento do mercado. 

Durante uma audiência no Senate Banking Committee, o líder da SEC sugeriu uma maior supervisão governamental das criptomoedas, cujas principais desvantagens são a falta de regulamentação. 

Quando questionado sobre como é que “tecnologias emergentes” como a bitcoin deverão ser reguladas pela SEC, Gensler responde que tudo isso dependerá da forma como a bitcoin for classificada. No caso de ser visto como um ativo de investimento, como as ações e obrigações, a SEC terá de garantir a sua regulamentação. Caso seja considerada uma mercadoria (como tem sido avaliada), é então “uma questão para o Congresso ou possivelmente para a Commodity Futures Trading Commission”, afirma.

No tema  “payment for order flow” o presidente da SEC diz que se vai “examinar a estrutura do mercado de ações em torno do mesmo apenas quando um par de empresas financeiras estiver a comprar a maior parte do fluxo de investimentos nos Estados Unidos” afirmou Gensler no Congresso. O “payment for order flow” refere-se à coligação entre corretoras de baixas comissões como a Robinhood ou o Citadell.

Uma vez que os mercados de capitais dos EUA são os mais amplos, dinâmicos e complexos do mundo, o presidente da SEC não é apenas o regulador de mercado mais importante para a América, mas também mundialmente. Gensler possui uma vasta experiência e conhecimento em criptomoedas, regulamentação governamental e blockchain e tem como missão trazer regulação e zelar pela integridade do mercado de ações dos Estados Unidos.

Autora: Margarida Fernandes | Fonte

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img