Pensão gigante faz grandes mudanças nos seus investimentos, mais concretamente uma aposta grande nas ações da Moderna.
O State Teachers Retirement System de Ohio divulgou recentemente que começou a investir na vacina Moderna ( $MRNA) e que reduziu os investimentos na Starbucks ($SBUX), United Airlines Holdings ($UAL) e Eli Lilly ($LLY) no segundo trimestre . A STRS Ohio, como a pensão é conhecida, divulgou estas alterações num formulário que apresentou à Securities and Exchange Commission.
A STRS Ohio administrava 79,8 mil milhões de dólares americanos em ativos a 30 de junho de 2020 e nessa mesma data tinha um índice de capitalização de 77,4% de acordo com o seu último relatório financeiro anual, ou seja, tinha 77,4 cêntimos para cada dólar de obrigações. De acordo com um estudo do Pew Charitable Trusts, estes valores estão acima da média das pensões.
A STRS Ohio aumentou significativamente o seu investimento na vacina Moderna, tendo adquirido 146.137 ações para encerrar o segundo trimestre, acabando por ficar com um total de 156.679 ações.
As ações da Moderna dispararam cerca de 125% no primeiro semestre deste ano e, até agora, já subiram 50,4%. A STRS Ohio observou que a avaliação da vacina era relativamente barata para uma empresa de biotecnologia. Em julho, a Moderna juntou-se ao S&P 500 e destaca-se entre os melhores desempenhos do índice no ano até o momento.
Posto isto, a pensão decidiu vender 50.577 ações da Starbucks no final de junho com 435.213 ações da rede de cafés. Contudo, as ações da Starbucks subiram 4,5% no primeiro semestre e, até agora, no terceiro trimestre, subiram 8,6%. Na semana passada, a Starbucks relatou fortes lucros no que respeita ao terceiro trimestre, apesar de ter adaptado as suas instalações devido à pandemia.
Relativamente às ações da United, estas subiram 20,9% no primeiro semestre e, até agora, no terceiro trimestre, caíram 10,7%. Contudo, a United espera tornar-se lucrativa no outono, para isso acrescentou mais voos para destinos de férias. Esta encomendou ainda, novos jatos da Boeing ($BA) e da Airbus.
A STRS Ohio vendeu 122.115 ações da United, encerrando o segundo trimestre com 850.196 ações.
A pensão vendeu ainda 71.340 ações da Lilly para reduzir a sua participação para 595.480 ações no final de junho. As ações da Lilly subiram 35,9% no primeiro semestre e, até agora, no terceiro trimestre, subiram 6,1%.
As ações da Lilly dispararam em junho, depois da empresa ter afirmado que um medicamento para o Alzheimer iria ser enviado para aprovação, ainda este ano, por meio da Food and Drug Administration. Ainda assim, os analistas recomendaram aos investidores para conterem o seu entusiasmo pelas ações.
Autora: Inês Pereira