Fundador da Vertical Aerospace será bilionário após a fusão com a SPAC

A startup Vertical Aerospace é uma fabricante britânica, com sede no Reino Unido, cuja missão é tornar as viagens aéreas pessoais, e livres de carbono, sendo que constrói aeronaves movidas a eletricidade.

O fundador da Vertical Aerospace, Stephen Fitzpatrick, provavelmente tornar-se-á bilionário após a empresa ter anunciado, na passada sexta-feira, a sua intenção de se tornar pública, por meio de uma fusão SPAC no valor de 2,2 mil milhões de dólares.

Fitzpatrick, o acionista maioritário da Vertical Aerospace, terá provavelmente um património líquido estimado em mais de 1 milhar de milhão de dólares americanos, após concluir a fusão com a Broadstone Acquisition Corp. ($BSN) em meados de 2021.

As pequenas aeronaves da Vertical são destinadas a ambientes urbanos para viagens curtas. Relativamente à nave elétrica VA-X4, esta pode viajar até uma velocidade de 200 milhas/hora, de forma silenciosa e com emissões zero, tendo um alcance de cerca de 100 milhas e pode transportar quatro passageiros e um piloto.

A Vertical anunciou que a American Airlines, Avolon, Honeywell e Rolls-Royce se juntarão como investidores, juntamente com o grupo de capital de risco M12 da Microsoft, a gestora de investimentos 40 North e a empresa de internet europeia Rocket Internet SE.

A startup afirma ter fechado acordos com parcerias comerciais e pré-encomendas individuais com a American Airlines, Virgin Atlantic e a empresa de leasing de aeronaves Avolon. A Vertical afirmou ainda, que tem pré-encomendas até 1.000 aeronaves, até um valor total de 4 mil milhões de dólares americanos.

A Broadstone Acquisition Corp. foi fundada por Hugh Osmond, Edward Hawkes e Marc Jonas, da Sun Capital Partners. O grupo afirma ter liderado investimentos em mais de 14 mil milhões de dólares americanos, num período de 20 anos. É de esperar que os atuais acionistas da Vertical mantenham cerca de 72% das ações da Vertical quando o negócio for fechado, a maior parte será do fundador Fitzpatrick.

Apoiantes dos negócios verdes

Um dos maiores apoiantes de Fitzpatrick é Richard Branson, cuja companhia aérea Virgin Atlantic anunciou uma parceria que lhe dá a opção de comprar até 150 aeronaves da Vertical. A American Airlines pré-encomendou cerca 250 aeronaves, enquanto a Avolon concordou em encomendar cerca de 310 aeronaves. Segundo Fitzpatrick, “Este é o momento mais emocionante da aviação em quase um século”.

Fitzpatrick lançou a empresa Ovo, quando as fontes de energia renováveis ​​começaram a surgir. Este afirma que a Ovo é mais verde e mais limpa do que os negócios dos seus rivais, oferecendo planos de eletricidade aos consumidores para eletricidade 100% verde através de várias fontes.  As receitas da empresa atingiram 1,9 mil milhões de dólares americanos em 2019, correspondente a um aumento de 40%.

Para além da Ovo e da Vertical, Fitzpatrick fundou uma “plataforma de energia inteligente”, Kaluza , para ajudar os fornecedores de energia a reduzirem os custos. O fundador afirma que esta pode fazer tudo, desde faturamento até ao carregamento de veículos elétricos, sendo uma plataforma em nuvem, que tem como objetivo ajudar os fornecedores em tempo real.

Quando a fusão com a Spac for concluída, Fitzpatrick tornar-se-á, provavelmente, o primeiro bilionário de energia verde do Reino Unido.

Autora: Inês Pereira

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img